Um objeto luminoso caindo do céu na noite de segunda-feira (3) chamou a atenção de moradores da região e despertou a curiosidade de quem observou o fato, que foi divulgado em redes sociais. Conforme a Rede Brasileira de Observação de Meteros (Bramom), uma organização aberta e colaborativa, tratou-se de um satélite espião soviético, que estava em órbita há 40 anos e reentrou na atmosfera.
Os registros alcançaram moradores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até do Uruguai. Conforme a Rede, a queda o registro foi a queda do Cosmos 1437, que era um satélite espião soviético lançado em 20 de janeiro de 1983 em um foguete Vostok-2M, a partir do Cosmódromo de Plesetsk, na antiga União Soviética.
A órbita do Cosmos, segundo a Bramon, vinha se deteriorando há algum tempo e sua reentrada estava prevista para ocorrer na noite de segunda (3). Tanto o horário, quanto a trajetória e as características da bola de fogo avistada no Sul do Brasil são compatíveis com a reentrada desse objeto.
A reentrada não representou risco para a população em solo, pois grande parte do seu material constituinte foi vaporizado durante a passagem atmosférica. Apenas as peças mais maciças e resistentes são capazes de suportar o calor da reentrada, mas estas provavelmente caíram no Oceano, conforme a Rede.