A estrutura móvel de vacinação contra diversas doenças, organizada pela Prefeitura de Pelotas, terá o atendimento suspenso a partir desta segunda-feira (7), devido à suspeita de contaminação, pela Covid-19, das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que estão envolvidas no processo de imunização no Trailer da Vacina.
A vacinação itinerante retornará no dia 14, no Centro, próximo à Estação Férrea. No dia seguinte, o veículo estará na Lindoia e seguirá, nas próximas datas, no Areal e no Porto, encerrando a semana no Fragata.
A unidade móvel tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal na cidade e captar pessoas que, por algum motivo, ainda não fizeram as imunizações contra a Covid-19 e outras doenças, como a Influenza (Gripe), Hepatite B, Tríplice Viral e dT (Difteria e Tétano). O ponto itinerante funciona com a participação conjunta das secretarias de Saúde e de Transporte e Trânsito, com atendimento sempre das 9 às 17h, com intervalo de 30 minutos às 12h.
O objetivo é oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional do público adulto. Para receber qualquer um dos imunizantes, é necessário apresentar documento de identificação e Carteira de Vacinação para que a situação vacinal seja avaliada pelo profissional que presta atendimento.
Confira o roteiro do Trailer da Vacina
– Segunda-feira (14) – Praça Rio Branco, próximo da antiga Estação Férrea – Centro
– Terça-feira (15) – rua Osmar Schuch, próximo ao número 161 – Lindoia
– Quarta-feira (16) – avenida João Gomes Nogueira, 271, ao lado do CTG Negrinho do Pastoreio – Areal
– Quinta-feira (17) – rua Francisco Xavier Ferreira, 6, próximo à Escola Municipal Carlos André Laquintinie – Porto
– Sexta-feira (18) – rua Rui Barbosa, 409, próximo da empresa de transporte Kopereck – Fragata
Documentação necessária para vacina contra Covid-19
* Para 1ª e 2ª dose
Pessoas com 12 anos ou mais
– Comprovante de residência
– Documento de identidade
– Cartão SUS ou CPF
– Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda)
* Para 3ª dose
Pessoas com 18 anos ou mais
– Documento de identidade
– Carteira de Vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação
* Para 4ª dose
Pessoas imunossuprimidas
– Documento de identidade
– Carteira de Vacinação, a fim de comprovar a imunização com a terceira dose há quatro meses
– Atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura, que está disponível no site do coronavírus
* Para os demais imunizantes
– Carteira de Vacinação, para que o profissional faça a avaliação da situação vacinal
– Documento de identidade
Informações da SMS
A SMS esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.
Continua a orientação às pessoas com sintomas gripais para não comparecerem na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.