Passado o primeiro momento de dificuldades logo após as enchentes que atingiram a maioria das cidades gaúchas no mês de maio, um novo desafio surge para as pequenas empresas, com o Small Business Developement Customer (SBDC), uma assessoria de negócios de longo prazo. Com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Sul, através do Programa Sebraetec Supera, mais de 1.900 empresas se cadastraram para a primeira etapa de auxílio na recuperação de seus negócios, com o reerguimento de seus espaços físicos, reembolso de parte dos custos e consultorias.
“Alcançamos a meta”, avalia o gerente da Regional Sul do Sebrae gaúcho em Pelotas, Ciro Vives, que agora aguarda novas parcerias da iniciativa privada e pública para garantir a continuação das atividades. “Quase mil consultorias já foram realizadas”, contabiliza Vives, que adianta: “A partir de agora, serão aceleradas as consultorias para iniciarmos a liberação de recursos”.
Mas afinal, o que é o SBDC?
O SBDC segue uma metodologia americana de assessoria de negócios de longo prazo, que propõe a criação de um plano de ação por um analista do Sebrae da plataforma Iagil, de inteligência artificial, onde cada analista terá a sua carteira de clientes. Serão 400 empresas da região, dentro do âmbito de 33 municípios, tanto impactados diretamente pelas águas como com perdas nos seus negócios, explica Vives. No Rio Grande do Sul, serão atendidas cinco mil empresas.
Cada analista fará a sua visita à empresa para criar as ações de acordo com as necessidades específicas. Oito profissionais da área do Sebrae gaúcho já estão em campo para a formação totalmente das carteiras e os primeiros já são assessorados. “Cem deles já estão ‘encarteirados’”, diz Vives. O programa é totalmente gratuito, mas os clientes devem ter tempo para os encontros de uma hora de duração. Para o próximo ano, o Iagil continuará para os interessados.
Entre as vantagens, Vives destaca a utilização de ferramentas como Scanner, Self Scanner e DNA Empreendedor, Empretec, E-commerce, acesso a recursos financeiros, orientação para o crédito, acesso a mercados, conexões e parcerias, apoio em iniciativas e eventos, criação de grupos em galerias e shoppings e rodada de negócios.