A população gaúcha iniciou a semana com temperaturas baixas. Mínimas abaixo de zero foram registradas em 25 municípios do Rio Grande do Sul que contam com estações meterorológicas. Nesta terça-feira (31), Pinheiro Machado marcou -5,6 °C, a temperatura mais baixa registrada no estado em 2022.
Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, as temperaturas baixas são causadas por uma massa de ar polar com trajetória continental, que derrubou a temperatura na Argentina, Uruguai e no estado. ”A parte mais intensa desse ar polar está sobre Argentina e Uruguai. O RS só sentiu a borda desse sistema”, disse.
Além disso, o que está potencializando o frio, segundo ela, é a La Nina de forma intensa, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico. “Desde 1999 não tínhamos evento de La Nina tão intenso nessa época do ano”, afirma.
Nesta terça-feira (31), em Jaguarão, a temperatura alcançou 0,8°C, chegou aos 2°C em Piratini e 3,7°C em Rio Grande. Em Pelotas, foram alcançados 0,9°C. E segundo a previsão, será preciso continuar utilizando os casacos nos próximos dias.
Segundo Estael, a quarta-feira (1º) começará com geada pela manhã, com mínimas entre 0 °C e -3 °C em municípios da região e tarde ensolarada, com máximas entre 11°C e 13°C.
A quinta-feira terá geada fraca pela manhã, com mínimas entre 1°C e -1°C. A tarde será de sol, com máximas de 14°C.
Na sexta-feira (2), deve haver geadas isoladas pela Zona Sul, com mínimas ao redor de 0°C. No período da tarde as máximas devem alcançar os 16°C.