Festas de fim de ano: aprenda a preparar Torta Francesa de Limão Siciliano

Ideal para compor o cardápio do Natal ou do Ano Novo. (Foto: Freepik)

Além do espírito festivo que abraça a todos nas festas de final de ano, os pratos preparados com carinho também são grandes protagonistas desta época. Cada ingrediente, minuciosamente selecionado, é carregado de afeto, tradição e gratidão, simbolizando o encerramento de um ciclo e a expectativa de um novo começo.

Nesse contexto, nada melhor para unir a família e os amigos do que o sabor irresistível de uma sobremesa. Ciente disso, a chef e docente do Senac Pelotas, Raquel Marasca, elaborou uma receita especial de Torta Francesa de Limão Siciliano. Ideal para compor o cardápio do Natal ou do Ano Novo. Confira:

Torta francesa de limão siciliano

Ingredientes:

Massa

3 xícaras de farinha
½ xícara de açúcar
1 pitada de sal
3 gemas
200g de manteiga sem sal (Se usar com manteiga com sal não coloque a pitada de sal)

Recheio

250g de açúcar
75ml de água
70ml de suco de limão siciliano
Cascas de limão siciliano
2 ovos inteiros
8 gemas
50g de manteiga

Merengue

1 xíc. de claras
2 e ½ xíc. de açúcar cristal

Modo de fazer:

1º – Massa: Em um recipiente, adicione a farinha, o açúcar, as gemas, o sal e a manteiga e misture com a ponta dos dedos sem sovar. Em seguida, coloque a massa em forminhas ou em uma forma grande e leve ao forno a 160ºC até dourar.

2º – Recheio: Em uma panela, faça uma calda grossa com o açúcar, a água, o suco de limão e as cascas. Na sequência, peneire os ovos e as gemas, adicione à calda e leve ao fogo até engrossar. Finalize com a manteiga.

3º – Merengue suiço: Em banho-maria, derreta as claras com o açúcar até ficar liso. Depois, bata até obter estrutura.

4º: Coloque o recheio na massa e finalize com o merengue. A torta pode ser maçaricada ou gratinada no forno em temperatura alta.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome