Com os motes: Inovação; Transformação e Adaptação, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) reuniu na última terça-feira (21), lideranças políticas e empresariais para homenagear 21 personalidades com o Troféu Empreendedorismo na Zona Sul, destinado àqueles empresários que tenham se destacado na região ao longo do último anos. O evento ocorreu em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelas redes sociais e reuniu mais de 150 pessoas no auditório do Sicredi Zona Norte, em Pelotas.
Em sua saudação de abertura, o presidente da Azonasul, Vinicius Pegoraro, prefeito de Canguçu, destacou a união dos prefeitos da região em torno dos objetivos comuns, sempre com o foco no desenvolvimento regional. Ele explicou que escolheu o empreendedorismo como foco de sua gestão face à pandemia, que abalou grandemente a economia das cidades e o comportamento do consumidor, forçando drásticas mudanças em negócios de pequeno, médio e grande porte. “No entanto, nós gestores tivemos que fazer o mesmo. Tivemos que usar muita criatividade, enxergar oportunidades para levar mais qualidade de vida às nossas comunidades”, disse.
O presidente também aproveitou a oportunidade para mencionar as outras ações desenvolvidas durante o ano como a criação do GGI Regional, destacando a pesquisa de vitimização, a qual o governador Eduardo Leite prometeu apoiar; a realização da missão a Brasília, no último mês de outubro e a busca pela unificação de legislações e práticas para as políticas de inspeção municipal que poderão desenvolver o agronegócio na zona sul.
Em nome dos homenageados, a produtora rural Maria Eulalie Melo Fernandes, proprietária da Estância Santa Maria, de Pedras Altas e o reitor da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), Danilo Giroldo apresentaram pronunciamentos valorizando a iniciativa da Azonasul e lembrando dos percalços enfrentados para empreender no País em função da insegurança jurídica; incertezas do mercado e burocracias. “Todos que estão aqui, hoje, são vencedores. São pessoas que inspiram e que reafirmam o comprometimento de inovar e empreender. Afinal, o empreender não compreende somente o trabalho empresarial, mas sim, a atitude de superar os desafios, tanto na esfera pública como privada”, disse o reitor.
HOMENAGEADOS
A partir de critérios e avaliações de perfis empresariais e institucionais, cada um dos prefeitos da Azonasul escolheu o seu homenageado.
Os agraciados por município foram os seguintes: