Utilizado como principal parâmetro para entender as condições de vida da população em todos os municípios do país, o Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ocorrerá entre os meses de agosto e outubro de 2022. Cerca de 78 milhões de domicílios serão pesquisados e refletirão as circunstâncias em que o país se encontra.
Antes que as entrevistas sejam feitas com pessoas residentes do território nacional, algumas atividades já estão em andamento. De acordo com a coordenadora de área do IBGE Pelotas, Tatiana Gautério, a primeira equipe de supervisores já foi selecionada e está em campo efetuando a Pesquisa do Entorno – investigação feita antes do Censo Demográfico que focaliza a coleta de dados relacionados à infraestrutura urbana (existência de calçadas, rampas para cadeirante, iluminação pública, arborização etc).
“A agência do IBGE em Pelotas, que coordena o Censo em 13 municípios aqui da região, já contratou 70 pessoas nos nossos diversos municípios. Essas pessoas já foram treinadas e estão indo a campo, neste momento, para fazer a coleta do entorno”, explica.
Os recenseadores serão convocados em julho. Em seguida, após receberem treinamento, estarão aptos para então realizar as entrevistas junto aos domicílios no dia 1º de agosto.
Na cidade de Pelotas, mais de 350 funcionários integram esse grupo. No total, 500 recenseadores cobrirão a região. Todos os municípios estão inclusos no Censo Demográfico, seja sua parte urbana ou rural.
Postos de coleta do IBGE
Durante a época de censo, há um grande volume de contratações temporárias e, por esse motivo, os agentes se espalham pelos municípios em postos de coleta ou sedes temporárias do IBGE. Nesses locais, estão alocados os supervisores que, atualmente, estão realizando a Pesquisa do Entorno nos 13 municípios que integram a região: Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul e Turuçu.