Em meio ao coronavírus, Sest/Senat se adapta para promover ações em benefício dos motoristas

Aulas com recursos digitais estão sendo promovidas pela instituição (Foto: Divulgação)

Com objetivo de atender trabalhadores do transporte e seus dependentes – cônjuges e filhos de até 21 anos -, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) realiza ações para proporcionar qualidade de vida por meio da promoção da saúde e educação profissional.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a entidade se adapta para manter o serviço em prol dos motoristas. No momento, por exemplo, estão sendo promovidos cursos nas áreas de Trânsito, Transporte e Gestão, Qualidade de Vida e Gestão de Pessoas por meio de recursos digitais.

O diretor Márcio Slhessarenko explica que um instrutor fica na unidade, localizada n avenida Eng. Ildefonso Simões Lopes, 1206, Três Vendas, repassando informações para que o interessado possa fazer o estudo de maneira remota. “Através da plataforma EaD, o profissional realiza uma prova e automaticamente é certificado com o padrão Sest/Senat”, relata.

Além disso, no âmbito da saúde, seguem todos os protocolos de prevenção, com agendamento prévio para atendimentos em fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia, tendo também a possibilidade de realizar remotamente.

Conforme o diretor, a entidade também está promovendo um trabalho com empresas para treinamentos, que ensinam práticas mais adequadas para diminuir o consumo de combustível e o desgaste dos veículos, por exemplo.

“Os resultados já estão aplicados dentro das empresas, através de mudanças de atitudes e comportamentos, seja às vezes internamente ou externamente no trânsito. É nosso dever qualificar e apoiar o setor do transporte para o bem social ganhar”, ressalta Slhessarenko.

Mais informações estão disponíveis no site www.sestsenat.org.br/pelotas ou podem ser obtidas através de e-mail [email protected] e telefone (53) 3284-1800.

Ações em benefício do trabalhador
Ocorreu em Pelotas, no mês de março, a ação Herói Caminhoneiro, realizada pela entidade também em diversos pontos do Brasil, no intuito de proporcionar uma refeição balanceada aos profissionais, oferecer kits de higiene e de itens para prevenção da Covid-19, além de dar orientações. Com isso, mais de dois mil caminhoneiros foram atendidos somente na região de abrangência da Unidade, apoiada por instituições públicas e privadas.

Também, foram proporcionados cerca de 315 testes de coronavírus para os trabalhadores do transporte rodoviário de carga, caminhoneiros autônomos e motoristas e cobradores de ônibus, de forma gratuita, em parceria com a Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, foram distribuídas máscaras de tecido reutilizável e álcool gel, também repassando informações sobre prevenção ao contágio do coronavírus.

De acordo com Slhessarenko, no sábado (25), o Sest/Senat fará uma ação em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em alguns pontos estratégicos da cidade para entrega de kits com lanches e brindes, sendo uma maneira de fortalecer e motivar a classe.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome