Ciclone extratropical deve provocar ventos fortes e chuva na Zona Sul

Previsão para quarta-feira (12) é que ventos alcancem os 80 km/h. (Foto: Arquivo/JTR)

A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informaram nesta terça-feira (11) que um ciclone extratropical deverá provocar ventos fortes e chuva na Região Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O alerta é válido até quinta-feira (13) e na Zona Sul do RS deve provocar queda de temperaturas.

Conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul, a quarta-feira (12) deverá ser chuvosa na região, com vento forte a partir da tarde, que devem chegar a até 80 km/h. No dia seguinte, os ventos deverão se intensificar, chegando a até 90 km/h entre a madrugada e início da tarde. A quinta-feira também deverá chuvosa e com muito frio. “As temperaturas no início da tarde não passam dos 11ºC.

Ao longo da quinta-feira, segundo o INMET, o ciclone irá avançar para alto mar, com ventos mais intensos concentrados entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o Paraná.

A Defesa Civil Estadual alertou para a ocorrência de inundações próximos aos rios Caí e Sinos.

“Também podem acontecer enxurradas nos trechos de rio de cabeceira das bacias Caí, Sinos, Taquari, Ijuí, Apuaê-Inhandava, Gravataí, Tramandaí e Mampituba. Há risco de temporais isolados, acompanhados de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo”, informou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome