Azeite de Canguçu é o primeiro do país a receber o Prêmio de Qualidade Mario Solinas, principal reconhecimento do mundo do azeite

Premiação foi recebida pela sommelier de Azeites e Mestra de Lagar da Fazenda Serra dos Tapes em Madrid, capital da Espanha, junto ao diretor executivo do Consejo Oleicola Internacional, Jaime Lillo. (Foto: Divulgação)

No dia 23 de junho, o Azeite de Oliva Extra virgem Potenza “Frutado”, produzido em Canguçu, na Fazenda Serra dos Tapes, foi reconhecido como o melhor azeite do Hemisfério Sul pelo Mario Solinas Quality Award. A premiação, que ocorreu em Madrid, capital da Espanha, é considerada a principal no mundo dos azeites.

Esta é a primeira vez que um azeite brasileiro conquista esse reconhecimento. O produto foi elaborado por Cláudia Santos, sommelier de azeites e mestra de lagar da Fazenda Serra dos Tapes. Com acidez máxima de 0,014%, o azeite é preparado com as variedades arbequina, coratina e frantoio, cultivadas dentro dos mais altos padrões de qualidade. Do cultivo ao armazenamento, todas as etapas passam pela análise minuciosa da especialista.

Potenza frutado possui acidez máxima de 0,014% e é preparado com as variedades arbequina, coratina e frantoio. (Foto: Roberta Pereira)

Primeira mulher mestra de lagar do Brasil

“Estamos muito honrados e orgulhosos com um reconhecimento tão importante como o Mario Solinas Quality Award, considerado o ‘Oscar’ da comunidade internacional. Esta é uma conquista não só para a Fazenda Serra dos Tapes, como para os produtores de todo o Brasil. Nosso objetivo sempre foi oferecer aos consumidores um produto de alta qualidade e com ótimo custo-benefício, acelerando a iniciação dos consumidores no mundo dos azeites. Este prêmio vem para reforçar e coroar nossa dedicação”, comemora Cláudia.

Chefiado pela primeira mulher mestra de lagar do Brasil, o trabalho desenvolvido no local alia técnicas produtivas e sensibilidade gastronômica. Cláudia é formada em Gastronomia, com extensão em Cozinha Francesa pela École Ducasse (instituto dedicado à gastronomia francesa fundado pelo renomado chef francês Alain Ducasse). Recentemente, concluiu na Universidade Internacional da Andaluzia (UNIA) um curso que foca na relação da análise sensorial no controle de qualidade para processamento de olivas. Com isso, vem estudando as técnicas do cultivo de oliveiras e o processamento das azeitonas para produzir azeites de oliva extra virgem da mais alta qualidade.

Fazenda Serra dos Tapes como referência

Desde a colheita, processo é acompanhado por profissionais de forma a garantir o melhor das olivas colhidas. (Foto: Ricardo Oliveira)

Com 210 hectares, divididos entre os olivais Trapeira e Paraíso, na Fazenda Serra dos Tapes são produzidas as linhas de Azeites de Oliva Extravirgem Potenza e Pecora Nera. A fazenda canguçuense ocupa um local estratégico para o cultivo de oliveiras, entre os paralelos 30°S e 45°S, região que apresenta condições ideais de temperatura e luz solar.

Processo de extração garante a manutenção das características das olivas. (Foto: Thiago Cruz)

Turismo rural

Qualidade do produto é garantida a partir dos olivais presentes na Fazenda Serra dos Tapes. (Foto: Ricardo Oliveira)

 

Aberta a visitações, a Fazenda Serra dos Tapes faz parte da Rota dos Olivais da Serra dos Tapes e oferece uma experiência completa de imersão na cultura milenar do azeite de oliva, com visual privilegiado, instalações projetadas para total conforto e segurança, além de um lagar com equipamentos de última geração.

Fazenda Serra dos Tapes também está aberta à visitação e para a realização de eventos. (Foto: Vivian Mattos Domingues)

A Fazenda também possui acomodações para eventos como casamentos, aniversários, seminários, por exemplo. Para visitar o local, é necessário realizar agendamento através do WhatsApp (53) 99931-5069.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome