Gaúchos terão inverno mais frio e menos chuvoso neste ano

(Foto: Michel Maggioni)

Previsão é que as temperaturas sejam menores do que a de anos anteriores, mas com menos episódios de frio intenso e rigoroso

O inverno que começa na segunda-feira (21) será mais frio para os gaúchos, em comparação aos anos anteriores. Episódios de frio intenso ou extremo, entretanto, devem ser pontuais. O período também tem previsão de registrar chuvas abaixo da média.

De acordo com a previsão realizada pela MetSul Meteorologia, episódios de frio intenso tem maior possibilidade de ocorrerem nos meses de agosto e setembro, com risco de geada tardia ao final da estação, e início de primavera. O mês de julho deverá ter mais dias com geada em comparação com agosto e setembro, devido à frequência de dias mais frios.
A partir de agosto e durante primavera, também há um aumento na probabilidade de ocorrência de granizo. Além disso, episódios de vento muito intenso e destrutivo podem se tornar mais severos.

A estação também terá dias quentes, mas a transição para queda nas temperaturas será repentina, e poderá vir acompanhada de temporais com vento forte e granizo. Os meses de agosto e setembro, que historicamente registram um aumento na frequência de tempestades de granizo e vendavais, podem ser os meses com maior risco de temporais e ocorrências de tempo severo.

O estado não deverá contar com grande incidência de chuvas, que devem ficar abaixo da média para o período entre junho e agosto. Em algumas partes do estado, pode haver maiores acumulados de chuva em agosto.

Zona Sul terá frio frequente nas próximas semanas
Os municípios da Zona Sul terão frio frequente nas próximas semanas. As chuvas também se manterão abaixo das médias para o período da estação. O inverno, no entanto, não será seco, e contará com períodos de fio e muita umidade.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome