Nessa quarta-feira (26), o Governo do Estado sancionou o Projeto de Lei (PL) 183/2019, que inclui a Feira Nacional do Doce (Fenadoce) de Pelotas, no calendário oficial de eventos do Estado. A lei, de autoria do deputado estadual Fernando Marroni (PT), vai facilitar a busca de patrocínios e investimentos, ao reconhecer a importância do evento para o Estado. Só em 2019, 246 mil pessoas visitaram a 27ª edição da Feira, consumindo mais de 1,3 milhão de doces.
Segundo o vice-prefeito Idemar Barz, que acompanhou a solenidade, o fato de a Fenadoce entrar para o calendário oficial do Estado consolida a importância do doce para a economia local e o patrimônio pelotense. “Isso prova que a Fenadoce vem se consolidando cada vez mais. Essa lei valoriza quem trabalha com doces na cidade e reforça o setor como um patrimônio imaterial do município.”
Além do PL 183/2019, outros seis foram sancionados pelo governador Eduardo Leite, todos relacionados a eventos do Estado e de municípios gaúchos. Os vereadores Ademar Ornel (DEM), José Sizenando (DEM) e Marcos Ferreira (PT) acompanharam o evento.
Patrimônio
Em 2018, o modo de fazer os tradicionais doces de Pelotas e da Antiga Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu) foi reconhecido nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial brasileiro.