
Em comparação com 2024, o Campeonato Brasileiro da Série A deste ano apresenta mudanças no seu calendário, como uma pausa de quase um mês por conta do novo Mundial de Clubes da FIFA, que acontecerá entre 26 de junho e 13 de julho, em formato inédito. Esse é o principal motivo de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ter antecipado o início da maior competição do futebol nacional, que começa neste sábado (29), com a primeira rodada e previsão de término provavelmente em 21 de dezembro.
Será a primeira vez em que o início da competição ocorrerá em março, já que a Série A, nos últimos anos, teve seu pontapé inicial no mês de abril. No total, a competição nacional terá 38 datas nas séries A e B, 27 datas na série C e 24 datas na série D.
Por outro lado, o início do Campeonato Brasileiro da Série A, em sua 70ª edição, ocorrerá após o começo de algumas das competições mais importantes do continente. Enquanto a Libertadores teve início no dia 5 de fevereiro (classificatória à fase de grupos), a Copa Sul-Americana iniciou em 5 de março. A Copa do Brasil também começou antes do Brasileirão, em 19 de fevereiro.
Dos 20 clubes participantes do Brasileirão da Série A, Santos, Ceará e Sport estão retornando, enquanto o Mirassol fará sua estreia na principal divisão do futebol do Brasil. Atlético-GO, Cuiabá, Criciúma e Athletico Paranaense foram rebaixados em 2024. O Botafogo é o último vencedor do Brasileirão: sagrou-se campeão em 2024.
Gaúchos
Diferentemente do Paraná, por exemplo, que não terá clubes na Série A do Campeonato Brasileiro, o Rio Grande do Sul será representado por três agremiações: Internacional, Grêmio e Juventude de Caxias do Sul. Os três representantes gaúchos na competição nacional estarão em campo na primeira rodada. O Grêmio começa diante do Atlético Mineiro, no sábado (29), às 18h30, na Arena; no mesmo dia e horário, o Juventude enfrentará o Vitória, em Caxias do Sul, e o Internacional enfrentará o Flamengo no Rio de Janeiro, às 21h.
O Brasileirão terá também dois clássicos Gre-Nais, sendo o primeiro, em princípio, na quinta rodada, em abril, na Arena.
Libertadores
Em princípio, pelo regulamento, os seis primeiros colocados no Brasileirão deste ano estarão garantidos na Libertadores de 2026. Os quatro primeiros colocados na fase de grupos e os dois seguintes para a fase eliminatória.