
Após um cenário muito polêmico no contexto do futsal gaúcho, foram definidos na noite de quarta-feira (13) os finalistas do campeonato de futsal pela série ouro do Gauchão 2023. Alegando falta de segurança a equipe do BGF foi eliminada por W.O após não comparecer no jogo marcado contra o Santiago pela semifinal da competição na casa do adversário na noite da quarta-feira. A partida seria para terminar o jogo que foi interrompido após uma briga generalizada no dia 25 de novembro, em Santiago.
O que acabou gerando estranheza e pegando de surpresa torcedores e dirigentes é que em menos de 24h horas após o fim da semifinal, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), Ivan Rodrigues dos Santos, anunciou que as finais acontecem na quinta-feira (14), às 20h em Santiago e já na sexta-feira (15), o jogo da volta na cidade de Carazinho, também às 20h contra o Sercesa.
Após diversas divergências entre a equipe do Bento Gonçalves Futsal que publicou críticas em notas oficiais criticando a Federação, que também envolveu, multas, recursos e penalidades, com dirigentes do Santiago e decisões do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) a BGF, por iniciativa própria deverá se desfiliar da FGFS e no próximo ano irá jogar nas competições realizadas pela Liga Gaúcha.
Por sua vez, a equipe do Sercesa de Carazinho que aguardava o desfecho da confusão ocorrida na semifinal do dia 18 de novembro, agora após mais de 20 dias sem jogar, conheceu seu adversário. Desta forma, Santiago e Sercesa fazem enfrentamento valendo o título de 2023.