Os jogos olímpicos em meio à pandemia

Olímpiadas ocorrem de 21 de julho até 8 de agosto. (Foto: Reprodução/Freepik)

Adiada em um ano, abertura oficial dos Jogos Olímpicos ocorreu hoje (23), em Tóquio, no Japão

A cada quatro anos, um novo ciclo olímpico começa, culminando nos famosos jogos, que acontecem em diferentes sedes ao longo das edições. A realização do evento, no entanto, não passou ilesa. A apreensão e o temor causado pela disseminação do coronavírus promoveu o adiamento dos Jogos em um ano.

Ainda sob o aumento no número de casos de Covid-19 na cidade japonesa, que está sob estado de emergência com restrições de circulação, Tóquio passará a ser a capital mundial do esporte, ao menos durante a duração dos jogos, de 21 de julho a 8 de agosto. A abertura oficial ocorreu hoje, às 8h da manhã no horário de Brasília.

Algumas modalidades, no entanto, já estrearam. A primeira foi o softbol de campo, semelhante ao baseball, na categoria feminina, cuja primeira partida foi realizada na terça (20), às 21h. Ás 5h da manhã de quarta (21), a seleção brasileira feminina também deu início à campanha em busca de seu primeiro ouro olímpico, e venceu a equipe chinesa, por 5 a 0.

Na quinta-feira (22) foi a vez da equipe masculina entrar em campo, às 8h30 da manhã, em partida que reeditou a última final da modalidade nos Jogos, realizados no Rio de Janeiro. A seleção canarinho venceu a Alemanha por 4 a 2 e segue em busca da segunda medalha de ouro.

Para acompanhar as competições será preciso madrugar, tendo em vista o fuso horário do Japão, que está 12 horas à frente do horário de Brasília. Conforme um levantamento do Nexo Jornal, 42% dos eventos serão na madrugada do Brasil e apenas 0,4% serão no período das 10h às 19h.

Além da oportunidade de conhecer novas modalidades, os Jogos Olímpicos também proporcionam a possibilidade de ter contato com grandes atletas de todo o mundo. Apesar da emoção proporcionada por disputar a competição internacional, os participantes não contaram com um importante elemento dos Jogos: a torcida. A entrada de público nos locais de prova ficará restrita a poucas arenas. Nesta semana, uma nova sede dos Jogos foi anunciada. A cidade de Brisbane, na Austrália, irá receber o evento em 2032. As próximas edições acontecerão em Paris, em 2024, e em Los Angeles, em 2028.

Para hoje (23), o cardápio de esporte é variado, contanto com modalidades de Esgrima, Handebol, Vôlei de Praia, Judô, Vôlei de Quadra, Badminton, Basquete, Boxe, Ciclismo de Estrada, Ginástica Artística, Hóquei sobre grama, Levantamento de Peso, Remo, Softbol, Taekwondo, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Tênis e Tênis de Semana.

No quadro abaixo, você pode conferir algumas das competições em que atletas do Time Brasil irão participar hoje.

Confira os horários de modalidades disputadas hoje (23) pelo Time Brasil:

21h
Esgrima (Feminino) – Espada Individual
Handebol (Masculino) – Noruega x Brasil

22h
Vôlei de Praia (Masculino) – Alison e Álvaro Filho (BRA) x Azaad e Capogrosso (ARG)
Vôlei de Praia (Feminino) – Agatha e Duda (BRA) x Gallay e Pereyra (ARG)

23h
Judô – Gabriela Chibana (BRA) x Harriet Bonface (MLW)

23h05
Vôlei – Brasil x Tunísia

23h42
Judô – Eric Takabatake (BRA

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome