Monsalve foi o cara na vitória do Grêmio sobre o Criciúma, por 1 a 0, neste domingo (25), em Santa Catarina. No confronto pela 24ª rodada da Série A, o colombiano sobrou em campo. Na defesa, arrumou a marcação fazendo a cobertura ao lateral-esquerdo Reinaldo. No apoio, criou oportunidades se entendendo bem com Cristaldo. E, enfim, aos 40 minutos da etapa final, apareceu na área para concluir, com extrema qualidade o cruzamento de Aravena para fazer o gol e definir a vitória. A vitória leva os gremistas aos 27 pontos, ultrapassando o Criciúma, que parou nos 25. Ambos estão no meio da tabela. No próximo domingo (01/09), na Arena, recebe o Atlético-MG.
Antes dos cinco minutos o Criciúma teve três chances claras, duas na cara do gol com Marquinhos Gabriel, quando Marchesín salvou, e com Bolasie. O Grêmio só passou do meio de campo aos seis minutos. Mas em grande estilo, com Soteldo acertando a trave de Gustavo. Com Renato ajustando a defesa gremista com maior cobertura a Reinaldo, o Grêmio passou a equilibrar. Mas as defesas conseguiram superar os ataques, que não conseguiram chances claras, exceto um chute de longe de Bolasie que passou raspando o gol do gremista Marchesín.
O jogo ficou um pouco mais aberto, pois o Grêmio pressionou a marcação no meio de campo. Com os times focados no ataque, as oportunidades apareceram. Contudo, os homens de frente não estavam felizes nos arremates. A grande oportunidade gremista saiu numa falta cobrada por Reinaldo que o goleiro Gustavo salvou no susto. A boa do Criciúma foi um chute de primeira de Bolasie que Marchesin defendeu. Na reta final, o Criciúma promoveu a estreia de Patrick de Paula, que chegou por empréstimos junto ao Criciúma. O apoiador ex-Botafogo foi discreto.
Assim, neste jogo com muita vontade e suor e pouca eficácia, o jogo parecia seguir rumo ao empate em 0 a 0. Contudo, aos 40, Aravena fez boa jogada pela esquerda e cruzou. Monsalve apareceu como elemento-surpresa no meio da marcação. Dominou com técnica incrível. E deu um toquinho na saída do goleiro: 1 a 0, que garantiu os três pontos para o Tricolor.
CRICIÚMA 0 x 1 GRÊMIO
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Dudu), Rodrigo Fagundes, Tobias Figueiredo e Trauco (Ronald, Intervalo); Higor Meritão(Fellipe Matheus), Newton (Patrick de Paula); Marquinhos Gabriel e Marcelo Hermes (Matheusinho); Arthuer Caíke e Bolasie.
Técnico: Cláudio Tencatti
GRÊMIO: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Gustavo Martins), Cristaldo (Arezo) e Monsalve (Ronald); Soteldo (Edenílson,) e Braithwaite (Are).
Técnico: Renato Gaúcho
Árbitro: Paulo Torezin (PR)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)