A torcida rubro-negra esperava mais, bem mais, mas o Brasil jogou menos que o Brasiliense. Bem menos. E foi goleado por 4 a 1 na tarde deste domingo (11) no Bento Freitas. O time do Distrito Federal não tomou conhecimento dos donos da casa e nem da torcida, que compareceu em bom número à Baixada. Os comandados do técnico Marcelo Caranhato não conseguiram repetir suas últimas performances na competição e viram o adversário sair de Pelotas com uma vantagem “enorme” para o jogo de volta no próximo domingo às 15h30min em Brasília.
Com o resultado do confronto de ida, das oitavas de final da Série D, o Brasil terá de devolver o mesmo placar na partida em Brasília para levar a decisão para os pênaltis. Qualquer outro resultado encerra no tempo regulamentar a participação rubro-negra na competição nacional e o sonho de voltar a um patamar mais alto no cenário do futebol brasileiro.
O jogo começou difícil para o Xavante que não se encontrava em campo diante do bom adversário que segurava o time da casa e saia com qualidade e objetividade para definir o placar em seu favor. No jogo de ida, na Baixada, os gols do Jacaré foram marcados por Joãozinho e Gui Mendes, no primeiro tempo, e Tobinha e Gabriel Pedra, durante a etapa final. O zagueiro Léo Santos descontou para o Brasil quando ainda estava 3 a 0.
Após um arremesso lateral na área, Patryck fez a parede e a bola ficou viva na área. Joãozinho chegou batendo de perna esquerda: 1 a 0. Depois de sair atrás, o Brasil até conseguiu aumentar seu volume ofensivo. E quando parecia que a etapa inicial terminaria com vantagem mínima do Brasiliense, o Jacaré ampliou. Gui Mendes ganhou de Lopes na área e, cara a cara com Thierry, finalizou de pé esquerdo para fazer 2 a 0.
Na etapa final, o Brasil até esboçou uma reação. Mas nada dava certo. Um escanteio teve desvio na primeira trave e, livre no segundo poste, Tobinha escorou para ampliar: 3 a 0. Um gol mexeu com os rubro-negros na arquibancada, quando após cabeceio de Araújo o goleiro do Brasileiense deu rebote e Léo Santos diminuiu: 3 a 1. Mas , cansado o time xavante viu o adversário fazer mais um, já no final, quando de fora da área, Gabriel Pedra contou com falha de Thierry para decretar a goleada: 4 a 1.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 x 4 BRASILIENSE
BRASIL: Thierry; Samoel Pizzi (Léo Santos), Lopes, Maurício Moraes e Mário Henrique; Araújo, Maurício (Marcinho), Rafael Holstein (Lissandro); Matheus Guimarães (Danilo/ Nycollas Queiroz), Adriano Klein e Lucão. Técnico: Marcelo Caranhato.
BRASILIENSE: Matheus Kayser; Netinho, Keynan, Igor Morais e Márcio Duarte; Gabriel Galhardo, Tarta (Dudu), Nenê Bonilha (Gui Mendes); Joãozinho (Tobinha), João Santos (Kaio Nunes) e Patryck (Gabriel Pedra). Técnico: Luiz Carlos Winck.
ÁRBITRO: Alexandre de Jesus (RJ).
LOCAL: Estádio Bento Freitas.