O deputado Afonso Hamm votou a favor do texto-base do projeto 8240/2017, do Senado, que regulamenta as práticas dos rodeios, provas de laço e vaquejadas no Brasil. A proposta foi incluída na pauta do plenário da Câmara dos Deputados da última terça-feira (9), e aprovada por 402 votos a 34.
Defensor dos rodeios e provas equestres, Hamm argumenta que no Brasil são realizados mais de 1,8 mil rodeios por ano e que a atividade gera emprego e renda.
“A raça Crioula é responsável pelo crescimento e valorização dos esportes equestres, com faturamento em torno de R$ 1,2 bilhão no Brasil e mais de 280 mil empregos diretos. Com o apoio da ABCCC, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da Federação do Laço conquistamos mais essa vitória, reconhecendo essas atividades como expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro”, afirmou.
No final de 2018, Afonso Hamm apresentou relatório pela rejeição do Projeto de Lei 2086/2011, que proibia os Rodeios e provas de laço, na Comissão de Agricultura, por entender que as provas equestres representam a tradição e a cultura do povo gaúcho, fomentam o turismo e a geração de milhares de empregos.