Varíola dos macacos, cigarros eletrônicos, poucas horas de sono, gripe comum e covid, ronco

Hospital Miguel Piltcher.

Varíola dos macacos: como se transmite e quais são os sintomas da doença? 

A varíola dos macacos é uma infecção causada por um vírus que geralmente se manifesta de forma leve. Os principais sintomas são febre, dor e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes específicas do corpo. A varíola dos macacos é transmitida quando alguém tem contato próximo com as lesões de pele, as secreções respiratórias ou os objetos usados por uma pessoa que está infectada.

É como fumar 20 cigarros por dia: os riscos dos cigarros eletrônicos que viraram ‘moda’ entre jovens e adolescentes

Um levantamento publicado neste ano mostrou que quase um em cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos usaram o cigarro eletrônico pelo menos uma vez na vida, mesmo que a comercialização desse produto seja proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Durante o uso do cigarro eletrônico, a nicotina é tragada pela boca, passa pelos pulmões, cai na corrente sanguínea e vai parar no cérebro, onde provoca uma sensação momentânea de bem-estar. Além de causar dependência, a nicotina também tem efeitos em órgãos importantes, como o coração e os pulmões.

Por que há pessoas que dormem poucas horas por noite e funcionam igual (ou melhor) que as outras? 

Nem todos nós precisamos da mesma quantidade de sono para nos sentirmos descansados e lidar com o dia a dia. E não é uma questão de comportamento ou escolha pessoal. Está nos genes. Algumas pessoas são geneticamente projetadas para naturalmente dormir pouco. Isso significa que, mesmo com apenas 4 a 6 horas de sono por noite, acordam revigoradas. Para algo que a maioria de nós passa um terço das vidas fazendo, ainda há muito o que entender quando se trata de dormir.

Como diferenciar covid da gripe comum, apesar dos sintomas cada vez mais parecidos? 

Dor de garganta, dor de cabeça, coriza, nariz entupido e tosse são alguns dos principais sintomas que podem indicar um quadro de Covid-19. Então, como saber se o que você está sofrendo é gripe ou Covid? Não é possível. A única maneira de descobrir é fazendo um teste. Embora, segundo especialistas, se você está sofrendo atualmente com algum desses sintomas, é mais provável que você tenha o coronavírus.

Por que roncamos e quando isso é um problema? 

O ronco é um som produzido pela vibração dos tecidos da faringe provocada pelo estreitamento da musculatura das vias respiratórias. As causas são diversas: há pessoas que roncam quando dormem de barriga para cima, após ingerir bebida alcoólica ou usar medicamentos, por exemplo.

Há também quem ronque porque tem alterações anatômicas, como amígdalas grandes e céu da boca estreito, ou por causa de fatores como obesidade, tabagismo, gravidez e histórico de doenças alérgicas. Mas é importante ressaltar que o ronco é um sinal de alerta.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome