DICAS
TOMOGRAFIA & RESSONÂNCIA
Os dois exames têm objetivos parecidos, enxergam órgãos, mas funcionam de maneira diferente, sendo que um usa radiação (Tomografia) e, o outro, ondas eletromagnéticas (Ressonância). Quando se usa um ou outro? Bem, quem decide isso é o médico, mas em geral a Tomografia é valiosa para avaliar órgãos e ossos depois de acidentes, suspeitas de derrame, obstruções de artérias e problemas pulmonares.
Como este exame emite raios, ele é contraindicado para gestantes e não deve ser utilizado pelo paciente com muita frequência. A Ressonância já é empregada para verificar os tecidos moles, tipo cartilagens, músculos, órgãos como o fígado, coração e em especial o cérebro.
Como este exame não emite raios, ele pode ser utilizado por todos, sendo um exame complicado para alguns porque o aparelho onde é realizado pode ser claustrofóbico. Com relação ao uso do contraste, uma substância que é aplicada nas veias dos pacientes, fique tranquilo, porque ele serve, seja na ressonância ou na tomografia, apenas para melhorar a visualização de alguma estrutura, e é bastante seguro, raramente provoca algum desconforto.
MENSTRUAÇÃO & FERTILIDADE
Estes dois assuntos, no Brasil, ainda são tabus, principalmente porque faltam informações a respeito. Com relação aos métodos contraceptivos, a pílula é um dos que vem sempre associado ao fato de que quem a utiliza engorda. Fique tranquila, isto, não é verdade. Outra questão que muito se fala é que a utilização de contraceptivos está associada ao aborto gestacional. Não é verdade, pode ficar tranquila.
Alguns ficam na dúvida com relação à eficácia e segurança da pílula. Saiba então que ela é eficaz e segura. Existem outros métodos mais seguros, mas ela é muito boa e cumpre bem sua função. O que a torna falha, muitas vezes, é a falta de regramento das mulheres na utilização.
A pílula é indicada para todas as idades durante o período fértil? Sim, é indicada. O uso prolongado da pílula pode levar a infertilidade? Não, logo após a interrupção tudo volta ao normal. Mulheres com uma trompa e um ovário conseguem engravidar? Sim, fique tranquila. Agora saiba que alguns hábitos que possuímos e que muitos de nós achamos que não causam problema nenhum na questão da fertilidade, na verdade são eles os grandes e maiores complicadores na fertilização, como por exemplo: o tabagismo (fumo), o consumo de álcool, a obesidade e o sedentarismo.
RISCOS DO SOBREPESO PARA QUEM TEM MAIS DE 60 ANOS
Um dado alarmante é que a obesidade está cada vez mais presente na faixa etária de 60 anos e acima disto. Hoje, existe em torno de 61% de pessoas, nesta faixa etária, que são obesas, e o problema que muitos deles não percebem, é que nesta idade, o risco de diabetes, infartos, AVCs, é muito grande e o pior, com consequências muito ruins, porque nesta faixa etária, quando algum destes males ocorre, criam muitas limitações e problemas, quando não levam a morte. O que fazer para fugir disso? Alimentação balanceada, prática regular de atividade física, controle de estresse, boas noites de sono, consultas e exames de rotina. Faça tudo isso e você terá uma maturidade melhor.
AUTISMO – CONHEÇA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE QUEM TEM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Existem outras além destas que vamos apresentar agora, mas estas, em geral, são fáceis de serem percebidas e estão presente na vida de muitos que possuem este tipo de transtorno. A desatenção, as dificuldades para se comunicar, as dificuldades para se socializar, o olhar disperso, a pouca interação, a tendência ao isolamento, a atenção seletiva, a dificuldade para externar emoções, estão entre as mais comuns.
Normalmente, elas são facilmente detectadas, seja pelos pais ou amigos. Muitas vezes, o que ocorre é que os pais negam e não tomam providências. O ideal é que, percebendo estas realidades presentes na vida do seu filho, não seja negacionista, procure um médico para que este faça um diagnóstico preciso e se possa iniciar um tratamento, para que todos saiam ganhando com isso, seu filho e vocês, pais.