Respostas de acordo com entidades de especialistas
A partir de que idade dá para liberar as telinhas para as crianças?
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças até 2 anos não tenham contato com estas. Alguns neurocientistas são ainda mais duros quanto a isso, pois dizem que deveriam ser evitadas a todo custo até os 6 anos de idade.
Quais os limites de exposição às telinhas por faixa etária?
A SBP determina que até uma hora por dia para crianças entre 2 e 5 anos, mas não esqueça, sempre com a supervisão de um adulto. Para crianças de 6 a 10 anos, o tempo é de duas horas no máximo, e para aquelas que tenham a partir de 11 anos, é recomendado que o uso não ultrapasse três horas diárias.
Como fica o uso das telinhas para fins escolares?
Neste caso, cabe às escolas dosarem e aplicarem as ferramentas corretamente, assim como cabe a elas capacitar os professores. Aos pais, cabe a missão de educar determinando um uso saudável em casa.
Devemos colocar TV ou computador no quarto da criança?
Experts são unânimes ao contraindicar isso. Crianças não possuem um autocontrole estabelecido sobre o uso dos mesmos, fazendo com que se atrapalhem e passem dos limites de tempo ideais, não esquecendo que, com isso, elas ainda perdem a convivência com a família, e, como já falamos em outra ocasião, ocorre ainda um impacto grande na perda de sono.
Quando é melhor evitar as telinhas?
Pelo menos uma hora antes das crianças irem para a cama, nos horários das refeições e quando estão com amigos.
Dá para assistir ou jogar com a família? Sim, esse é o melhor caminho, desde que o tempo e conteúdo sejam adequados.
O ensino a distância é igual ao presencial?
Estudos e especialistas são unânimes, o presencial é mais efetivo. Em locais onde se fez grandes investimentos no sentido de realizar de forma prioritário o ensino à distância, como na França, o fracasso foi muito grande.
ARTES MARCIAIS E SAÚDE
A popularização das artes marciais fez com que estas se tornassem muito mais do que aprendizagem ou esportes de combate entre atletas. Elas se tornaram uma tendência para quem quer entrar em forma, bater de frente com o estresse e outros problemas mentais. Veja agora alguns dos ganhos que estas modalidades propiciam aos praticantes: Ganho Muscular; Gasto Calórico; Flexibilidade; Agilidade; Disciplina e Coordenação. Dentre as artes marciais mais praticadas estão o Jiu-Jitsu; Boxe; Taekwondo; Judô; Caratê; Kung Fu e Muay-Thai.
CUIDADOS PARA NÃO SE MACHUCAR PRATICANDO ARTES MARCIAIS
Primeiro de tudo, só treine com profissionais de formação certificada, pois estes vão garantir para você a execução dos movimentos de forma correta e adaptarão o treinamento de forma que este respeite seus limites.
Tenha presente que a evolução gradual é o melhor caminho. Evite realizar golpes ou gestos complexos, pular etapas, porque tudo isso vai provocar ou propiciar a você a execução de gestos equivocados ou lesões.
Aprenda a técnica, saiba que a força é a inimiga número um da técnica, a falta de repetição é a inimiga número dois da técnica. Fique esperto quanto a estes dois elementos importantíssimos no treinamento. Fortaleça os seus músculos e para que isso ocorra, paralelo às artes marciais, faça atividades, exercícios de força e equilíbrio, assim você poderá evitar lesões futuras.
Atenção! Nunca treine se você está machucado, isto vai dificultar a recuperação, aumentar a lesão, portanto, neste período, faça apenas uma coisa: repouse.