Sistema de arrefecimento: os cuidados que podem fazer a diferença – parte IV

Rubilar Barros.

Chegamos na quarta e última parte do post sobre os principais problemas no sistema de arrefecimento e como identificá-los na hora do reparo ou da troca do líquido de arrefecimento. Também veremos a importância de explicar ao seu cliente todas as vantagens de realizar uma manutenção preventiva. Acompanhe!

A seguir, confira se as abraçadeiras estão em ordem, sem sinais de corrosão ou parafusos espanados. Na hora da troca, siga sempre o modelo original do veículo. Para completar, também verifique as tubulações, principalmente as conectadas no motor.

Como orientar os clientes?

Falhas no sistema de arrefecimento costumam causar grandes problemas e prejuízos. Fale com os seus clientes sobre a importância da manutenção preventiva e de uma atenção frequente. São atitudes que poupam dinheiro e deixam o carro sempre em ordem.

Aditivação correta

A maioria dos defeitos acontece devido ao mau estado do líquido de arrefecimento. O aditivo melhora a troca térmica, eleva o ponto de ebulição e ajuda a prevenir a oxidação. A troca deve ser feita sempre nos intervalos recomendados pelo manual do veículo.

Observação do nível de água

Hoje em dia, não existe mais aquela necessidade semanal de completar a água do radiador. Explique aos clientes que, se isso estiver acontecendo, algo está errado. Também não se deve usar água de torneira no sistema ou completar o reservatório “até a boca”.

Situações anormais

Barulhos estranhos podem indicar que existe algum problema com a bomba d’água ou no seu sistema de acionamento. O ponteiro da temperatura também não pode ficar oscilando. Oriente o dono do carro para que, ao notar qualquer anormalidade, passe na oficina.

Vapor e grilos

Outro problema muito comum é o marcador de temperatura não informar o superaquecimento do motor quando um grande vazamento esgotou o líquido de arrefecimento. Então, além dos alertas do painel, o motorista precisa ficar atento a outros sinais como vapor ou “grilo” ininterrupto no motor.

Quem não faz manutenção preventiva, como trocar o líquido de arrefecimento, além de ficar pelo caminho, acaba com uma conta muito mais alta na reparação. É por isso que uma orientação de qualidade de bons profissionais é tão importante.

Alerte os seus clientes que não é só quando se nota vapor saindo do capô, ouve barulhos estranhos ou percebe derramamentos que é hora de se preocupar com superaquecimento e dar atenção ao sistema de arrefecimento. E, se isso acontecer, o ideal é desligar o carro imediatamente e procurar a oficina.

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