Nas palavras de Paul Harris, na Convenção do Rotary em Edimburgo, em 1921 “o poder motivador do Rotary é a amizade!”. O Rotary está comprometido com os princípios de diversidade, equidade e inclusão (D.E.I.), e é vital que ofereçamos ambientes acolhedores e inclusivos para todos.
Aumentar e diversificar o quadro associativo são prioridades do Rotary para garantir que a organização represente as comunidades a que serve, diminuindo a exclusão social. Desde 1989, quando em sua primeira reunião, após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, em 1987, o Conselho de Legislação aprovou a admissão de mulheres ao quadro associativo de Rotary Clubs de todo o mundo. Tal fato ampliou a diversidade e aumentou expressivamente o número de rotarianos e rotarianas! Em julho de 1995 tivemos as primeiras oito Governadoras de Distrito, e em julho de 2022 Jennifer Jones torna-se a primeira mulher Presidente do Rotary International. No atual ano rotário 2024-25 temos na liderança outra mulher, a americana Stephanie Urchick. O Rotary não tolera discursos nem comportamentos que incitem qualquer discriminação, viés, preconceito ou ódio com base em idade, etnia, raça, cor, deficiência, religião, status socioeconômico, cultura, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero. Nossos associados querem e esperam que o Rotary seja uma organização diversificada, equitativa e inclusiva. Ser uma organização diversificada, equitativa e inclusiva melhora a experiência dos associados no Rotary, permitindo a realização de projetos mais significativos e eficazes, e criando ambientes abertos e acolhedores que atraem aqueles que querem se conectar conosco.
Os líderes rotários devem ter a capacidade de reconhecer as qualidades visíveis e não visíveis que tornam as pessoas únicas, e por meio de uma cultura inclusiva saber valorizar e permitir que todos sintam-se valorizados, com pertencimento ao grupo. No ano rotário 2024-25 do governador do Distrito 4680 de Rotary International, Sidnei Conrad, a Comissão Distrital de Diversidade Equidade e Inclusão tem como coordenador Anderson Zerwes de Freitas, um dos seis homenageados com o prêmio Pessoas em Ação – Campeões da Inclusão em janeiro de 2023 pelo Rotary International. O reconhecido trabalho de Zerwes incentivou 27 dos 31 governadores a integrar os presidentes de Comissões Distritais de D.E.I. as suas equipes de liderança e a garantir que atividades nessas áreas façam parte do foco do distrito, demonstrando como os valores do Rotary junto com a inclusão pode ter um impacto transformador em indivíduos e comunidades.
No Rotary, estamos comprometidos a tratar as pessoas com dignidade e respeito, permitindo que diversas vozes sejam ouvidas oferecendo oportunidades equitativas em um ambiente acolhedor e inclusivo, de celebração da diversidade e prática da solidariedade. Diversificar significa incluir pessoas de diferentes grupos no clube. Além de ser uma ótima fonte de inovação, este aspecto é um dos Valores da nossa organização. Ter associados com experiências e pontos de vista diferentes ajuda o clube a ampliar seus conhecimentos sobre a comunidade, entender seus problemas e buscar soluções. Acessando o My Rotary é possível expandir conhecimentos e aumentar sua capacidade de facilitar discussões positivas sobre diversidade, equidade e inclusão fazendo os cursos disponíveis na Central de Aprendizado.
O Mundo precisa de mais rotarianos! O Rotary cultiva uma cultura diversificada, equitativa e inclusiva, na qual pessoas de grupos sub-representados têm maiores oportunidades de participar. Junte-se a nós para que possamos ter um impacto ainda maior! O estímulo a uma cultura diversificada, equitativa e inclusiva é essencial para concretizarmos a nossa visão de um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras, encantadas com a magia do Rotary!
Eduardo Gil da Silva Carreira
Comissão de Imagem Pública D4680
@egcarreira20 /// [email protected]
www.rotary4680.com.br /// @rotary4680