Queimadura solar, fator de proteção solar, uso da bombinha de asma e mais

Hospital Miguel Piltcher.

QUEIMADURA SOLAR

Ficar queimando ao sol, sem protetor solar, não é nada saudável, muito pelo contrário, além de provocar uma aceleração no envelhecimento da pele, é uma forma de provocar o câncer de pele. O raio UVA penetra profundamente e atinge a derme, provoca o envelhecimento precoce da pele e lesões precursoras do câncer de pele, representa 95% da radiação que recebemos. O UVB atinge a camada mais superficial da pele e é a causa da vermelhidão e queimaduras, representa 5% da radiação. A radiação UVC é muito danosa, porém é filtrada pela camada de ozônio e não nos atinge.

FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR – FPS

Você já deve ter visto que os protetores solares possuem FPS diferentes (4, 8, 15, 30, 50,…) muitas pessoas acreditam que utilizar os mesmos ou qualquer um serve, mas estão muito enganadas, o FPS deve ser levado em consideração e principalmente ser aplicado de acordo com a bula. Veja bem este detalhe, é muito importante para que você aproveite dos benefícios e proteção do mesmo.

USO DA BOMBINHA DE ASMA

Saiba que o uso excessivo da bombinha para a asma pode trazer prejuízos para a sua saúde. Elas são broncodilatadores que trazem alívio, mas, não tratam a doença. Segundo o Dr. Álvaro Cruz professor da UFBA e membro diretor do Conselho Diretor da Iniciativa Global pela Asma, recentes estudos revelaram que no manejo da asma, por questões de segurança, a recomendação é utilizar o broncodilatador associado ao corticoide inalatório. Com isso, procure um médico, informe-se e ajuste seu tratamento.

USO DA BOMBINHA DE ASMA II

Alguns dados importantes que você deve saber: Morrem cinco pessoas por dia no Brasil deste mal; broncodilatadores provocam alívio imediato e os corticoides inalados tratam a inflamação e por isso são a medicação recomendada; o uso de três ou mais bombinhas está associado com aumento de risco de crises graves, hospitalizações e pior controle dos sintomas.

PILATES PARA ENVELHECER BEM

Segundo revisões em pesquisas, o pilates é um dos meios e atividades mais eficientes para se envelhecer bem. Um dos benefícios principais e centrais é o alongamento obtido, visto que este favorece a amplitude dos movimentos do indivíduo. O pilates ativa todos os grupos musculares, aumentando o vigor e a disposição para as atividades do dia a dia. Também propicia uma maior estabilização corporal e por meio do recrutamento muscular obtido na atividade, promove maior equilíbrio, que resulta em melhor postura, menor risco de queda, menos dor nas costas e maior autonomia. O pilates provoca, em geral, uma maior qualidade de vida, ganhos físicos, sociais e cognitivos.

SEQUELAS MAIS COMUNS EM QUEM TEVE COVID

Estudos revelam que dois órgãos muito importantes ficam comprometidos nos indivíduos que tiveram Covid-19: os pulmões e os rins. No caso dos pulmões, o sistema respiratório fica comprometido podendo, em casos mais graves, evoluir para uma bronquiolite obliterante (quando as células não conseguem se recuperar após inflamação ou infecção. No caso dos rins, uma vez que o sistema imunológico ficou fragilizado devido a infecção, células inflamatórias os acomete, gerando um processo de fibrose que pode resultar em insuficiência renal e, em casos mais graves, até a necessidade de hemodiálise.

Vemos por estes dados que a Covid, quando não mata, deixa sequelas muito ruins naqueles que sobrevivem. Saber isso é importante, porque nos ajuda a entender uma coisa: o IDEAL é cuidar-se para não pegar a doença. Ela é perigosa, gera dano sempre.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome