O Projeto “VI-VENDO” foi solidificado pela publicação do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS). “O Conselho verificou, em parecer, que o projeto tem um cunho social relevante e que por meio desse teste é possível prevenir que deficientes visuais sejam encaminhados posteriormente aos oftalmologistas”. No mesmo parecer, o conselheiro do CREMERS, Dr. Joaquim José Xavier, comunicou:
“Parabenizo o Dr. Roni, pois executa este projeto na íntegra, para promover a saúde visual da população infantil da cidade de Pelotas, evitando deficientes visuais ou cegueiras definitivas, pois sabemos que o tratamento precoce previne futuros deficientes visuais”, Revista CREMERS | ano XII | nº 87 | junho 2014.
Desnecessário estipular valor de investimento para esta proposta tendo em vista o imenso potencial retornável que o Projeto contempla – promoção da saúde, prevenção de agravos e tratamento precoce.
– A criança que nasce com defeito visual, jamais vai se queixar de que não vê bem, pois não sabe o que é a visão normal.
A deficiência visual acomete, em média, 5% dos Escolares. Este fato torna-se relevante por sabermos que 85% de nossa relação com o ambiente acontece através da visão.
– O uso da Escala de Snellen ou similar é um teste de acuidade visual simples e subjetivo, realizado em Escolares alfabetizados ou não, objetivando detectar alterações a serem avaliadas pelo oftalmologista.
– Para realização do teste necessitamos um espaço com luz direta, com 6 m numa de suas medidas; utilizamos 1 das escalas de teste, 1 tapa olho e questionário para relatar dados do escolar e o resultado.
– As crianças com teste alterado serão encaminhadas ao Oftalmologista da Rede Pública ou Escola Louis Braille ou de Convênio da Família.
Roni Quevedo
CRM 10.178 / Pós-G. Homeopatia / [email protected]
Programa “UCPel Mais Saudável”
Obs.: A realização do Projeto
não gera custo aos Escolares ou para Escola!



