Professores do bem

Os educandários se preparam para mais um ano letivo e neste período as atenções estão mais direcionadas aos alunos, afinal a escola formal é feita para quem quer aprender. No entanto, devemos lembrar sempre dos professores, pois são eles, os impulsionadores e motivadores no processo ensino/aprendizagem.

Nos caminhos da vida, todos nós tivemos professores. Quero destacar aqui os que foram importantes para nossa formação e decisivos na aprendizagem, nossos ídolos, os educadores ou educadoras do bem. Devo admitir que, na linha do tempo, não foram raros os professores da maldade, mas eles ficaram na fumaça do passado, estão desclassificados e foram as influências nefastas que encontramos pela vida. Entre os ensinamentos familiares que aprendemos, o bem, assim como o amor, sempre deve prevalecer.

Se olharmos ao passado recente, para a grande maioria das pessoas, os professores pioneiros foram os pais, referências quando guiaram nossos primeiros passos, nos deram alimento, ajudaram na aquisição da linguagem, construíram demonstrações de carinho, mostraram os perigos da convivência social, estiveram ao lado como companheiros e amigos. Para alguns de nós, os pais foram os tios, avós, parentes próximos ou até mesmo desconhecidos apenas no início, eles poderiam ser dois ou apenas uma pessoa que se doa com amor incondicional.

Quando começamos a frequentar a escola formal surgem outras pessoas importantes. As “tias” e os “tios” do pré, o encanto pelos professores do ensino fundamental, a contestação injusta aos educadores do ensino médio (na adolescência), a aposta nos professores do ensino superior e da pós-graduação. O certo é que, em todas estas fases ou em pelo menos uma delas, tivemos professores ou professoras do bem, aqueles inesquecíveis, porque foram balizadores na formação do nosso caráter.

Tenho comigo a lembrança dos professores como personagens ilustres que figuram como heróis da minha existência e eles não foram poucos. Eu te convido a fazer uma reflexão e buscar no túnel do tempo, educadores que foram fundamentais em tua vida. Quem sabe eu e você possamos relembrar alguns, pelo menos uma pessoa importante em nossa educação e, num ato de gratidão escolher um meio de enviar uma mensagem ao querido professor ou professora do bem.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome