O Rotary International tem, no mês de setembro, foco na Educação Básica e Alfabetização. Desde 1967 quando da celebração pela Unesco do Dia Internacional da Alfabetização, em 14 de setembro, o Rotary se dedica para diminuir o número, hoje, estimado de 763 milhões de adultos carentes de habilidades mínimas de leitura e escrita – cerca de 17% da população do mundo, sendo mulheres mais de 500 milhões. Ainda, 122 milhões de crianças são analfabetas, com também alarmante número médio de 75 % que recebem assistência governamental tem analfabetismo funcional.
O Grupo Rotário de Ação da Educação Básica e Alfabetização (em inglês a sigla BELRAG), busca aumentar a conscientização sobre as iniciativas da educação e inspirar outras pessoas a apoiar ou replicar esses projetos benéficos para crianças e adultos. Os rotarianos, pessoas em ação, exercendo o lema rotário 2024-25, mostram A Magia do Rotary pelas ações educativas. Alguns dos projetos executados para fortalecer a capacidade das comunidades em reduzir a disparidade de gêneros na área educacional e aumentar a alfabetização de adultos, são a distribuição de material escolar básico, aulas de reforço por meio do voluntariado e tutores, experiências além da sala de aula, arrecadação e doações para bibliotecas. Inclusive há escolas mantidas por Rotary Clubs, destacando os grandes projetos educacionais que são o Colégio Rio Branco e as Faculdades integradas Rio Branco, ambos criados pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, o qual ostenta a honra de ter como ex-aluno o ídolo do esporte brasileiro Ayrton Senna.
Contudo, depois de décadas de investimento em projetos de alfabetização, especialistas concluíram que a presença dos alunos nas salas de aula – considerando a eliminação das barreiras para seu comparecimento e fornecimento de material escolar – não é a solução plena. Para melhores resultados a qualidade do ensino deve ser superior, pois há dificuldade de memorização e baixa participação nos ambientes escolares. O Rotary apoia projetos de grande impacto com foco no estudante, promovendo educação continuada e divertida, com conhecimento além dos livros escolares, aumentando as habilidade e confiança, estimulando o desejo de ir à escola. O incentivo ao aprendizado infantil também se dá por meio da capacitação de professores, a fim de transformar as salas de aula em ambientes dinâmicos de aprendizado, viabilizando expandir e replicar a boa educação oportunizando voz para melhor expressão dos estudantes. O Rotary Club de Porto Alegre Glória-Teresópolis desde 2016 desenvolve um projeto de doação, denominado Livros de mão em mão, que já alcançou a marca de 28.000 livros doados. E esse ano recebeu o reforço dos kidianos que por meio de uma gincana arrecadaram mais 1.150 livros!
A Fundação Rotária apoia a educação por meio de bolsas de estudo, doações e projetos em todo o mundo, pois quando você ensina uma pessoa a ler, ela carrega esse legado pela vida inteira. Como uma onda, essa habilidade vai se espalhando por toda a comunidade, espalhando o encanto da Magia do Rotary.
Eduardo Gil da Silva Carreira
Comissão de Imagem Pública D4680
@egcarreira20 /// [email protected]
www.rotary4680.com.br /// @rotary4680