Mercado de verão, Inteligência Artificial como ferramenta para o varejo e Agenda

Jornalista Maria da Graça Marques, colunista de Economia do JTR. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

Mercado de verão aguarda o calor dos próximos dias

Produtos próprios para aproveitar a ida à praia nos dias de calor ainda são encontrados na maioria das lojas varejistas da cidade. (Foto: Maria da Graça Marques/JTR)

Temperaturas próximas dos 30 graus, com sensação térmica acima deles, têm sido, nos últimos dias, um convite para aproveitar os momentos de lazer na beira da praia ou ao redor da piscina, movimentando um mercado típico de verão. Nas lojas, ainda existem estoques de produtos, com preços considerados estáveis em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a avaliação dos gerentes. Para atrair os clientes, quase todas fazem promoções, com descontos nos diversos modelos.

Entre as piscinas, o carro-chefe são as pequenas, de mil litros, vendidas por menos de R$ 250, em média, com parcelamento em mais de 10 vezes. “No ano passado, chegou a faltar”, lembrou o gerente Itamar Vaz, que considerou boas as vendas das cadeiras de praia, oferecidas em diversos modelos, com preços também variados. Em alumínio, podem custar menos de R$ 80. As espreguiçadeiras também em alumínio são encontradas a partir de R$ 290.

Produtos como gazebos e guarda-sóis, que protegem da incidência dos raios mais fortes do sol, tem seus preços respectivamente de R$ 699 e R$ 249, com variações de custos em razão de promoções que possam ocorrer. Mas o certo é que todas as lojas divulgam estas ofertas dos produtos e oferecem parcelamentos para o pagamento. Segundo Vaz, a loja está bem abastecida e a expectativa é que temperaturas mais elevadas, esperadas para os próximos dias, possam provocar uma procura maior por parte dos consumidores. “Ainda não falta nada”, diz o gerente.

Conforto em casa

Quando se trata de obter conforto em casa, ou no trabalho, os ventiladores e os aparelhos de ar-condicionado são as melhores opções para amenizar as temperaturas elevadas. Igualmente em vários modelos, eles têm diferentes preços, conforme o tamanho e suas funções.

Os ventiladores são os mais vendidos, principalmente por serem mais baratos. Com 40 centímetros, podem ser adquiridos a partir de R$ 140 e com 50 centímetros por R$ 240. Mas se tiverem coluna (ou pé, como são popularmente citados), com 40 centímetros, seu preço passa para R$ 499,90, com parcelamento. Segundo o também gerente Fábio Stoffel, a maioria dos pagamentos é feita mesmo através de parcelamento.

Nos condicionadores de ar, os mais procurados são os de 9 mil BTUs, os mais apropriados para ambientes de menor tamanho. Seus preços ficam em torno de R$ 2,6 mil. Já os com 12 mil BTUs custam, em média, R$ 2,8 mil. Conforme conta Stoffel, a preferência dos consumidores recai sobre o modelo inverter de ar-condicionado, que é o mais econômico. Diante dos verões mais quentes nos últimos anos, ele acredita que os consumidores estão procurando mais pelo produto. “O pessoal está investindo mais”, avalia Stoffel.

Na beira da praia, as famílias e os amigos desfrutam de horas de lazer. (Foto: Maria da Graça Marques/JTR)

Inteligência Artificial como ferramenta para o varejo

Tecnologia e pessoas devem estar combinados para o sucesso de uma empresa varejista no mercado. Toda empresa que quer inovar precisa ouvir seus colaboradores. Não há tecnologia sem a figura humana. Essas ideias centralizaram as discussões dos primeiros dois dias da NRF’25 Retail’s Big Show.

Uma agenda de visitas a diferentes pontos de vendas agregou novas experiências à missão organizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) gaúcha, com a participação de diretores e associados de Porto Alegre, Farroupilha, Caxias do Sul, Santo Ângelo e Pelotas, representada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Renzo Antonioli. A liderança gaúcha é do presidente da Fecomércio gaúcha, Luiz Carlos Bohn.

O presidente Renzo Antonioli anuncia evento para repassar informações. (Foto: Divulgação)

As soluções buscadas são as mesmas tanto para o varejo de Pelotas como do resto do mundo, alertou Antonioli. O cliente precisa estar em primeiro lugar e, para isso, os colaboradores devem estar bem preparados, já que eles são o elo de ligação entre o produto e o consumidor.

A tecnologia precisa ser usada para preparar os colaboradores com mais informações, capazes de tirar as dúvidas do cliente com rapidez. Através da Inteligência Artificial é possível fazer um treinamento eficiente.

No dia 18 de fevereiro, a Fecomércio gaúcha realizará o evento Tendências do maior evento de varejo do mundo direto para seus negócios, onde serão replicadas as informações e as experiências obtidas em Nova Iorque, durante a NRF’25.

Em Pelotas, o Sindilojas organizará evento semelhante para repassar informações aos lojistas, adianta o presidente Antonioli, direto de Nova Iorque. A expectativa é que ele ocorra no mês de março.

A NRF’25 centralizou as atenções com palestras sobre as principais tendências a serem aplicadas pelo varejo mundial em 2025. (Foto: Divulgação)

Agenda

Dia 21 – Programa Move+

Estarão abertas até o dia 21 de fevereiro as inscrições para o Programa Move+ Agentes de Mercado do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) gaúcho. Gratuito, tem como objetivo conectar fornecedores e compradores, gerando oportunidades comerciais através da atuação de consultores especializados. O Move+ Agentes de Mercado é uma oportunidade única para micro e pequenas empresas que operam B2B aumentarem suas vendas e expandirem suas operações. O Programa visa desenvolver a autonomia dos empresários, ensinar como criar estratégias direcionadas e utilizar dados para realizar prospecções mais qualificadas, impactando positivamente as vendas e o faturamento. As inscrições são feitas diretamente na página conhecimento.sebraers.com.br/lp/move-mais.

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