Hora de curar a alma

Está chegando um período importante do calendário para curar a alma. A gente durante o ano corre demais, se esforça demais e se cuida de menos. Uma imersão na natureza pode ser uma ótima alternativa e quem conhece a ecoterapia sabe do que estamos falando.

No conceito mais original, eco significa habitat e terapia no grego é servir a Deus, temos então que a prática tem por função ligar o homem com a natureza através das palavras, da energia, do toque, dos movimentos, enfim tudo que melhore a “alma da pessoa”.

Entre os principais objetivos está a prática de assimilar os benefícios da sintonia profunda com a essência da natureza, uma busca maior do equilíbrio integral do corpo, da mente e claro, do espírito. As atividades na ecoterapia baseiam-se em exercícios para relaxamento e para obter total descontração.

O escritor Stephen Buckley explica que existem muitos tipos diferentes de ecoterapia. “Algumas pessoas podem querer fazer longas caminhadas ou escaladas, por exemplo, enquanto outras preferem algo tão simples como caminhar, a jardinagem ou até mesmo observar pássaros. Algumas pessoas gostam de participar de atividades ao ar livre em grupos, o que é uma ótima maneira de combater a solidão e melhorar a autoestima, enquanto outras preferem fazer isso sozinhas tendo a chance de refletir em um ambiente relaxante”.

Para começar a experimentar os benefícios da ecoterapia, especialistas compartilham algumas dicas para incorporar elementos naturais em sua vida diária:
1. Recolha materiais naturais, como folhas, flores, penas, casca de árvore, sementes e qualquer outra coisa que goste de decorar a sua casa.
2. Crie um espaço confortável para se sentar em sua casa, onde você pode observar a vista do céu ou de uma árvore.
3. Cultive plantas em sua casa.
4. Tire fotos dos seus lugares favoritos na natureza e defina-os como fundos de tela do seu telefone e computador.
5. Tente fazer mais atividades cotidianas na frente de uma janela.
6. Faça o download de algumas gravações de seus sons naturais favoritos, como pássaros ou ondas.
7. Analise se ter um animal de estimação seria a coisa certa para você.
8. Coloque uma caminhada de 10 minutos em sua rotina diária. Dê a si mesmo um exercício sensorial ao ar livre e encontre coisas para olhar, ouvir, provar, cheirar e tocar.
9. Desfrute de um piquenique ao ar livre e sente-se debaixo de uma árvore em silêncio por um tempo, encoste nela e sinta-a apoiando você.
10. Se você faz exercícios regulares, como corrida, tai chi ou ioga, experimente fazer isso em um parque.

Quando penso na prática da ecoterapia lembro, entre tantos locais aprazíveis, o Rincão do Cavalo, na Estrada do Cotovelo, em Pelotas. Lá é possível passar um tempo com os animais em harmonia com a natureza e desfrutar dos benefícios da cavalgada.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome