É possível NUNCA ter varizes?

Dra. Camila Kill - Cirurgiã Vascular (Especialista em varizes)

Sem dúvidas, esta é uma das perguntas que mais recebo no consultório. “Meus pais têm varizes, como faço para não ter?” ou “Se eu tratar minhas varizes é possível que elas nunca mais voltem?”. O que sabemos hoje é que quanto melhor tratarmos as varizes e os vasinhos, com técnicas corretas e com a individualização do tratamento, alcançamos um melhor resultado: eficaz e duradouro.

A principal causa de varizes é a herança genética. Porém, fatores ambientais como: estilo de vida, obesidade, uso de anticoncepcionais orais, várias gestações, sedentarismo, terapia de reposição hormonal… entre outras, podem fazer com que esta herança genética se manifeste mais precocemente e de maneira mais grave.

O que ocorre em quem tem varizes é que principalmente a partir dos 30 anos de idade existe uma destruição de estruturas das paredes das veias fazendo com que o sangue tenha dificuldade de circular, deixando a veia dilatada. Com o tempo, elas vão ficando mais visíveis, causando não só incômodo estético, mas também dor, sensação de peso nas pernas, cansaço, inchaço, escurecimento da pele e após longos anos de doença sem tratamento, as temidas úlceras venosas.

Não se sabe ao certo qual paciente vai evoluir com úlcera na perna devido às varizes, mas sabemos que pacientes com veia safena doente têm muito mais chances do que aqueles que não têm. Portanto, a recomendação sempre antes de tratar as varizes e os vasinhos é realizar um ultrassom doppler para saber se é caso de doença na veia safena e tratar o quanto antes todos os casos.

Agora, com relação à pergunta do título: a resposta é SIM! Se você não tiver nenhuma herança genética para isso. Do contrário, controle os fatores de risco e realize seu tratamento com cirurgião vascular especialista da doença. As chances de um tratamento de qualidade e que dura longos anos é muito maior.

Visite o site: cclinic.com.br

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome