Covid e cuidados, aquecimento do planeta, comida e clima

Hospital Miguel Piltcher.

DICAS

COVID E CUIDADOS QUE NÃO DEVEM SER DEIXADOS DE LADO

As novas cepas da Covid-19 (Ômicron, Deltacron, …) não é que sejam mais fracas ou que produzam danos menores nas pessoas, muito pelo contrário, estas possuem um poder de infecção muito maior, infectando muitas pessoas numa velocidade espantosa. Graças à vacina, estas cepas estão encontrando nosso organismo protegido, o que tem evitado um maior número de mortes, mas, não as sequelas, que estão ocorrendo devido a esta infecção. Estas sequelas, que estão começando a ser identificadas, são bem sérias e severas, por isso, os cuidados básicos, não devem ser deixados de lado: DISTANCIAMENTO – MÃOS LIMPAS – USO DE MÁSCARA e ÁLCOOL GEL.

AQUECIMENTO DO PLANETA I

Saiba que a situação é bem grave. Mesmo que consigamos zerar as emissões de gases do efeito estufa até 2050, a média da temperatura global assim mesmo vai subir 1,4 graus. Como a redução, certamente não vai acontecer, devemos ter bem presente que a situação tende a ficar cada vez mais difícil. Com os níveis de elevação de temperatura que ocorreram nestes anos, estamos tendo alterações climáticas de efeito catastrófico, imaginem o que está por vir nestes próximos anos se não reduzirmos drasticamente estas emissões. Portanto, não espere o governo ou por ninguém. Faça a sua parte, cuide do seu “cantinho”, faça o que for possível para contribuir nesta redução necessária.

AQUECIMENTO DO PLANETA II

Saiba quais são os riscos para sua saúde, decorrentes deste aumento de temperatura e poluição que vem ocorrendo. O calor e a poluição aumentam o risco de infarto devido ao estresse térmico; os idosos sentem menos sede, e, por isso, acabam não se hidratando adequadamente, provocando problemas seríssimos para a saúde; surgem mais doenças renais, porque não existe uma hidratação adequada e consequentemente os rins ficam com sua capacidade de filtragem comprometida, fazendo com que surjam vários problemas renais sérios; a poluição e alta temperatura fazem ainda os vasos envelhecerem mais rapidamente, inflamam e obstruem as artérias e dai é um passo para o AVC, infarto; a respiração de substâncias tóxicas e o calor, provocam danos nos pulmões, intensificam crises alérgicas e aumentam episódios de falta de ar e, por fim, a vida nas cidades poluídas fica comprometida porque as barreiras de proteção das vias aéreas não conseguem atuar, ampliando os riscos de doenças virais e bacterianas.

COMIDA & CLIMA

Existem vários alimentos que provocam grandes danos ao clima do planeta. Sabendo disso, podemos reorganizar nossa alimentação, contribuindo para a conservação do planeta, bem como para a nossa saúde. Para nós, gaúchos, restringir o consumo de carne é quase um sacrilégio, mas é algo que devemos ter presente, porque em 2021, o excesso de ingestão da mesma foi a responsável por 990 mil mortes no mundo.

Os ultraprocessados também exigem muitos recursos naturais e devem ser diminuídos para que possamos preservar o meio ambiente e nossa saúde. A pesca insustentável é péssima e o pior, impede uma recuperação do sistema reprodutivo dos peixes, desequilibrando o sistema e, finalmente, o desperdício alimentar. Segundo dados da Embrapa, cada brasileiro desperdiça 40 quilos de alimento por ano, um verdadeiro absurdo para um país onde muitas pessoas não tem o que comer.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome