O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul. É um hábito e também legado deixado pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. Ainda hoje, é consumido no Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), parte da Bolívia e Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina.
E não tem jeito… Quando chega o período de férias, no inverno ou no verão, a mateira com o conjunto chimarrão está sempre junto na viagem pra serra ou litoral. Os gaúchos, catarinenses e paranaenses preferem a bebida quente, mesmo na praia com o sol escaldante. Já os castelhanos escolhem o mate gelado com leves diferenças no formato da cuia, bomba e na própria erva.
O preparo tradicional do chimarrão está estampado nas embalagens que contém a erva-mate, que pode ser moída grossa ou fina. Mas embora exista o modo de preparar relativamente simples, muitos ainda se atrapalham e fazem um chimarrão frio e entupido, ruim de oferecer às pessoas. Os gaúchos levam esse assunto tão a sério que atualmente no Rio Grande do Sul tem uma Escola de Chimarrão.
A erva-mate (Ilex paraguariensis) se apresenta aos consumidores desde a forma mais artesanal até a sofisticada ou mais processada, com gosto natural e até saborizada… Tem gosto pra tudo! Mas talvez, o mais valioso, são as propriedades medicinais da erva-mate e os benefícios que a bebida pode trazer a nossa saúde, coisas que nossos antepassados indígenas já haviam descoberto.
Estudos detectaram a presença de muitas vitaminas, como as do complexo B, as vitaminas C e D, sais minerais (cálcio, manganês e potássio). Tomar mate combate os radicais livres, auxilia na digestão e produz efeito antirreumático, diurético, estimulante e laxante. Além disso, contém saponina, que é um dos componentes da testosterona, razão pela qual melhora a libido… Tá explicado porque o pessoal carrega o mate pra lá e pra cá.
O consumo da erva-mate, também se relaciona ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade.
O chimarrão é considerado ainda, um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.