Ceia de final de ano e os cuidados com a alimentação dos pets

Os festejos de final de ano são momentos de reunir a família e comemorar mais um ano que se finda, bem como se preparar para a chegada de um novo ciclo. Para reunir os entes queridos, um banquete sempre é bem-vindo, com o máximo de fartura possível. Visto que os pets fazem cada vez mais parte das famílias, é comum que estejam pela volta dos jantares, e nas comemorações de Natal e Ano Novo não é diferente. Porém, é momento de prestar atenção na saúde do seu animal.

Cães e gatos não são adaptados para se alimentarem como o ser humano. Sua alimentação naturalmente é composta por carne. Portanto, carne vermelha magra e frango sem tempero são alimentos que podem ser ofertados aos pets sem oferecerem riscos à saúde deles. Alguns legumes também são bem digeridos, como cenoura e batata, porém preferencialmente cozidos.

Entretanto, há muitos elementos na ceia de Natal e de Ano Novo que devem ser evitados aos pets. Uvas podem causar lesões renais principalmente em cães. Outras frutas com caroços grandes, por mais que não causem lesões semelhantes, podem causar obstruções no esôfago ou até mesmo na cavidade oral, podendo inclusive dificultar a respiração do animal. Portanto, tomar bastante cuidado com a possibilidade do seu pet “roubar” esses alimentos.

Intoxicações alimentares podem ocorrer pela ingestão de restos alimentares da ceia. Diarreias e vômitos são sinais clínicos de gastroenterites de origem inflamatória, infecciosa ou até mesmo por alergia a alimentos que os animais possam ter intolerância. Por isso, é necessário evitar dar pedaços dos mais variados alimentos, pois o animal não é acostumado a ingerir essas comidas ao longo do ano. Isso torna, inclusive, mais dificultoso o diagnóstico caso o pet tenha que ser encaminhado ao veterinário. Comidas com temperos fortes (como o alho) não são toleradas pelo organismo dos pets e podem causar os sinais clínicos citados. Outro alimento estritamente tóxico e proibido aos pets é o chocolate.

Além disso, é necessário tomar cuidado com corpos estranhos. Animais mais ativos podem brincar com objetos como enfeites natalinos ou frutas decorativas de plástico, podendo ingerir e causar desde obstruções a lesões perfurativas no esôfago ou estômago.

Não se deve sob hipótese nenhuma ofertar bebidas alcoólicas aos animais. A metabolização do álcool no fígado dos pets é muito mais rápida, causando problemas respiratórios, podendo levar ao coma e inclusive ao óbito. Importante também tomar cuidado com fragmentos de garrafas de vidro quebradas, onde os animais podem pisar ou deitar e ter lacerações com sangramento abundante.

Os festejos de final de ano são momentos para comemorar em família. E, sendo os pets parte da família, é importante que a saúde deles seja preconizada, tanto quanto a dos seres humanos. Tomando esses cuidados, os animais estarão presentes nas festas do final de vários anos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome