Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Piratini anunciou, nesta terça-feira (7), que assinou um novo convênio com o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, com o objetivo de zerar a fila de espera para cirurgia eletiva.
De acordo com o secretário de Saúde Wilbor Pinheiro, o programa vai contemplar procedimentos de baixa e média complexidade e pretende atender somente os mais de 200 piratinienses que aguardam desde 2018 para operar.
“O pré e o pós-operatório será de responsabilidade do médico Fernando Farias, pertencente ao quadro de profissionais da área no município. As cirurgias serão feitas pelo renomado cirurgião Eduardo Machado Rotta e sua equipe, e terão o custo coberto pela prefeitura, que vai investir cerca de R$ 500 mil”, detalhou Pinheiro.
A iniciativa faz parte do programa Piratini Distribuindo Saúde, que vai permitir ainda cirurgias oftalmológicas, realizadas no hospital local, como a de catarata, que 400 pessoas aguardam para fazer.
Conforme o secretário, outros hospitais situados na zona sul se interessaram em executar o programa, mas devido a estrutura existente – que é uma das melhores da região – o hospital Nossa Senhora da Conceição se destacou.
“Será um ganho enorme para o município, um desafio que o diretor do hospital de Piratini, Laerto Farias, aceitou. O convênio vale por um ano, mas queremos renová-lo, pois a meta é zerar a fila de espera”, finaliza o secretário.