Larvas do Mosquito Aedes Aegypti são encontradas em Piratini

Foto: Divulgação

Agentes de combate à Endemias da Secretaria de Saúde de Piratini, encontraram pela primeira vez em uma armadilha situada no bairro Cancelão, larvas do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

Segundo o agente Michel Gomes, 12 larvas foram localizadas na armadilha instalada pela Fundação Nacional de Saúde que desde 2001 monitora a espécie de mosquito que circula na região.

“Inclusive foi eu que encontrei e imediatamente desconfiei que as larvas eram do Aedes. Coletamos, enviamos para análise e o resultado positivo chegou dia 29 de abril”, contou Gomes.

Para tentar evitar que moradores sejam contaminados com a doença, já começou a visitação de todos os imóveis num raio de 300 metros a partir do local onde os focos foram encontrados.

“Vamos visitar 100% das casas dessa área. A intenção é conscientizar os residentes para que limpem seus quintais eliminando possíveis criadouros. Talvez, por causa da pandemia de coronavírus, encontremos dificuldades para sermos recebidos, portanto é preciso a conscientização de todos nesse momento para impedir que essas e outras doenças cheguem ao nosso município”, destacou o agente.

Além da dengue, o mosquito transmite o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome