Hospital de Piratini está preparado para receber pacientes com Covid-19

Para o diretor Laerto Farias, a instituição está preparada para receber pacientes de Covid-19 (Foto: Nael Rosa/JTR)

O Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, de Piratini, atendeu a normativa do Ministério da Saúde e reservou 15% dos leitos para pacientes com o novo coronavírus. Até o momento, o município registrou dois casos que são considerados curados.

Segundo o diretor Laerto Farias, são 17 leitos, sendo 14 para isolamento e três com respiradores, unidades que visam receber e estabilizar possíveis pessoas com a doença para, posteriormente, encaminhá-los às cidades de referência.

“Nossa referência é Pelotas e Rio Grande, portanto, caso necessite de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é para estes municípios que iremos encaminhar os pacientes, mas caso não haja leitos de UTI à disposição nas cidades referência, estamos preparados para mantê-los estabilizados em Piratini com os cuidados necessários”, assegurou Farias.

Para que tal suporte fosse possível, a direção da instituição fez um investimento em equipamentos para preparar parte leitos com respiradores que já possuía, e também promoveu o treinamento da equipe.

“Nosso pessoal foi treinado por um médico acostumado à rotina de UTI, e esse treinamento é atualizado constantemente para que estejamos prontos caso necessite, por exemplo, entubar um paciente acometido pelo coronavírus, o que até agora não foi necessário”, explica o diretor.

Para o secretário de Saúde, Diego Espíndola, a estrutura está compatível com a exigência do Ministério da Saúde. “Piratini tem uma das melhores estruturas de retaguarda do estado, assim, caso haja uma sobrecarga em Pelotas e Rio Grande, nós poderemos ficar com os pacientes internados no hospital. Além disso, a Prefeitura encaminhou R$ 126 mil para a entidade para que esta pudesse se equipar e comprar, inclusive, 120 testes para o novo coronavírus, isso sem alterar os valores mensalmente repassados para a entidade”, destaca Espíndola.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome