Piratini: Emater e Apecol finalizam preparativos para a 5ª Feira do Feijão Orgânico

Feira será novamente realizada na praça Inácia Machado da Silveira (Foto: Emater/Arquivo)

A Emater/RS-Ascar, em conjunto com a Associação de Produção Ecológica Conquista da Liberdade (Apecol) está nos preparativos finais para a 5ª Feira do Feijão Orgânico de Piratini, evento que neste ano será realizado no dia 29 de maio, na praça Inácia Machado da Silveira.
Segundo a extensionista rural da Emater, Luciana Pranke, no que diz respeito à quantidade de variedades de feijão produzidas sem a utilização de agrotóxicos.
Essa edição será igual à promovida em 2018, sendo o diferencial o evento paralelo. “Neste ano a feijoada será comercializada no horário de almoço, durante a feira, que ocorrerá no Galpão de Rondas do CTG 20 de Setembro. Serão servidos os pratos com feijão preto, branco e uma das variedades de colorido. A intenção é agradar a todos os paladares”, explicou a extensionista.
Ela frisou que o objetivo sempre é ampliar o que é disponibilizado para a comercialização na feira, o que neste ano não será possível devido ao clima desfavorável que prejudicou a primeira safra, normalmente colhida em janeiro, que foi praticamente perdida devido ao excesso de chuva, restando aos produtores colher a segunda safra em maio.
Luciana destacou que a produção de feijão orgânico há poucos anos não existia em Piratini, tornando-se isso uma realidade dado ao trabalho desenvolvido pela Emater junto aos agricultores certificados que moram no 2º Distrito.
“Dos 14 produtores que estarão expondo e comercializando os feijões este ano, todos participaram de um plano de recuperação de sementes criado pela Emater. Até então apenas uma variedade era produzida nessas localidades e através da iniciativa e do apoio dado por nós, foram recuperadas 40 variedades, o que nos levou a também estimular a criação da feira do produto”, lembra.
A venda da feijoada já está sendo realizada na Emater e na Feira da Apecol, que ocorre às quartas-feiras na mesma praça do palanque. O valor é de R$ 15 por pessoa e o consumo é livre.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome