O vereador Manoel Rodrigues, o Manoelão, do Progressistas, apelou ao prefeito Márcio Porto (MDB), que reative as patrulhas rurais de Piratini.
O projeto, segundo ele, no governo Vitor Ivan Rodrigues (PDT), auxiliavam produtores rurais do município, principalmente os pertencentes à associações, a preparar a terra para o plantio.
O parlamentar lembrou que os tratores, grades e arados que formavam as patrulhas, foram cruciais para colaborar com os agricultores que não possuem condições financeiras para pagar pelo maquinário necessário a ser usado antes do plantio.
“Apelo ao prefeito que providencie para que esses implementos, que eu desconheço onde estão, voltem a estar à disposição de quem não tem dinheiro para pagar a chamada hora máquina, pois as patrulhas auxiliavam na silagem, roçado, e também a lavrar a terra para homens e mulheres do campo”, disse o vereador.
A reportagem procurou o secretário de Desenvolvimento Rural, Leonardo Polina. Ele garantiu que, ao assumir o cargo, no início da atual administração, há dois anos e meio atrás, as patrulhas não existiam mais.
“Não tive experiência com as patrulhas. Pelo que sei os tratores e demais implementos agrícolas foram distribuídos para as associações rurais, só não sei se foi antes ou depois da troca de prefeito”, afirmou.
Ele acrescentou que a atual gestão tem como objetivo fortalecer os associados para que estes fiquem independentes e que a ideia é unir as comunidades em prol de um bem comum.
“Ainda existem alguns implementos que a Secretaria administra, mas são poucos. Atuamos no suporte a essas associações, articulando os revezamentos e trocas desses itens entre as mesmas para que todos consigam se ajudar”, disse.