Uma retroescavadeira da Prefeitura de Piratini roubada na madrugada de domingo (8) foi encontrada na manhã desta terça-feira (9) em Tiradentes do Sul, no Noroeste Gaúcho. A ação foi realizada em conjunto entre Brigada Militar, Batalhão Ambiental da Brigada Militar (Patram) e 3° Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChq) durante a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras. Segundo as autoridades, o motorista estava a caminho da Argentina.
Também foram apreendidos em posse do criminoso um bloqueador de sinal – que estava dificultando as ações de monitoramento da polícia através do GPS instalado no maquinário – e um celular. O indivíduo de 32 anos foi preso pelo crime de receptação e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Três Passos, coordenada pelo delegado Marion Volino.
O equipamento, avaliado em R$ 416 mil, estava estacionado em uma residência na localidade Venda da Lata, 1º Distrito e foi roubado, juntamente com itens pessoais e um automóvel, abandonado às margens da BR 392, próximo a um posto de combustíveis. Os criminosos fizeram a família refém.
Na manhã de segunda-feira (8), a Prefeitura de Piratini publicou um comunicado informando sobre o crime e afirmando que as autoridades já haviam sido acionadas.
À reportagem, o prefeito municipal Márcio Porto (MDB) destacou que o serviço das autoridades policiais foi fundamental para recuperar a retroescavadeira, que presta serviços essenciais na comunidade com o esforço das equipes locais e regionais.