O primeiro passo para que a Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Piratini mude de nomenclatura e passe a se chamar Secretaria de Desenvolvimento Social foi dado recentemente com a realização de uma oficina que ensinou 37 pessoas em vulnerabilidade social a fabricar bombons, trufas e ovos de colher, capacitação que ocorreu na sede do Rotary Clube do município.
De acordo com o gestor da pasta, Daniel Morales de Moura, o objetivo dessa e de outras capacitações que ocorrerão ainda este ano é qualificar a mão de obra existente, fazendo principalmente que os alunos deixem de depender de ações da Secretaria e programas sociais do governo federal.
“Nossa intenção é colocar essas pessoas hoje em vulnerabilidade social no mercado de trabalho para que elas se tornem independentes financeiramente e não mais precisem depender de doação de cestas básicas da Prefeitura ou do Bolsa Família”, explicou Moura, acrescentando a seguir, que os chocolates podem ser fabricados em casa a um baixo custo por quem participou do curso, que foi gratuito.
Toda a produção obtida na capacitação será doada a crianças carentes do bairro Padre Reinaldo, na festa de Páscoa que foi remarcada para o final do mês.
“Por motivos de força maior não vamos conseguir fazer a festa de Páscoa para a criançada na data prevista. Ela acontecerá dia 30 de abril, quando também pretendemos inaugurar as novas instalações do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no bairro em questão”, concluiu.