Um trabalho conjunto entre as Secretarias de Saúde, de Cidadania e Assistência Social, e de Habitação e Planejamento vai buscar novos resultados junto à população do bairro Cancelão, distante dez quilômetros da sede em Piratini.
Recentemente, a Secretaria de Saúde deu início ao atendimento noturno na Unidade Básica de Saúde (UBS) do local e passará, uma vez por semana a atender às pessoas, o que para a secretária Gerusa Porto se faz necessário dado ao horário de trabalho dos integrantes daquela comunidade que tem como ocupação tarefas no polo madeireiro.
Junto ao atendimento médico e odontológico, que vai ocorrer até as 22h, às quartas-feiras, uma equipe da Cidadania irá atuar durante os turnos da manhã e tarde, auxiliando quem necessita de cadastro ou atualização do Bolsa Família.
“A intenção é ajudar as pessoas em vulnerabilidade social que não atualizaram as informações do seu cadastro e, por conta disso, não estão recebendo o benefício. Vamos também organizar a questão de quem não está cadastrado e após análise dos dados fornecidos, detectar se há de fato o direito ao benefício”, explicou o secretário Daniel Morales de Moura.
Além disso, Moura informou que o Cancelão será o primeiro bairro que terá a ação da habitação, o que é uma prioridade do governo municipal. Ainda, já existe um loteamento que carece de regularização.
“Há os terrenos, mas o processo para desmembramento e entrega a quem tem direito é mais complexo. Habitação é a maior demanda que temos na secretaria. Neste caso do Cancelão, há pessoas que estão cadastradas há mais de 10 anos e não tem nem mesmo um protocolo para acompanhar a sua situação, o que agora é uma realidade no município, pois implementamos essa questão do número de protocolo para acompanhamento. Outra novidade é que será uma comissão do próprio bairro que irá apontar quem tem ou não direito aos terrenos e moradias”, detalhou.