O tradicionalista Roberto Garcia, o Carreirinha, confirmou nesta segunda-feira (26) o grupo responsável por buscar uma centelha da Chama Crioula em Arroio Grande, com partida de cinquenta cavalarianos que sairão de Piratini no dia 6 de setembro.
O percurso inicial, até o município de Pedro Osório, será feito de caminhão para, posteriormente, seguirem a cavalo até a cidade sede na região este ano.
“Serão quatro dias de viagem entre ida e volta, sendo que o retorno será todo a cavalo, o que deve dar um pouco mais de 100 quilômetros, mas tanto a primeira parte como a última será realizada com todos os protocolos de segurança com relação à Covid”, assegura Carreirinha, que também citou a imunização, que avança no município e, na sua opinião, dá mais segurança para que a cavalgada seja realizada este ano, com regras rígidas para tentar evitar o contágio.
“Além das normas existentes no nosso regulamento, a gestão da busca da chama também criou outras regras que serão obedecidas. Também estamos esperançosos porque, até setembro, a maioria da população estará vacinada em nosso município, o que nos dá mais tranquilidade para cavalgar”, acrescenta o tradicionalista, que observa, ainda, que tanto o Movimento de Tradições Gaúchas (MTG) quanto a 21ª Região Tradicionalista estão vigilantes em relação às exigências a serem cumpridas e são parceiras no incentivo à busca da centelha.
Foto: Arquivo/Nael Rosa/JTR
Legenda: Cavalarianos partem dia 6 de setembro em direção a Arroio Grande