Essas duas meninas de largo sorriso e abraçadas em suas bonecas são as irmãs Tauane e Renata Santos de Souza, de 6 e 8 anos, respectivamente, e com elas, Alice Rosa, de 9, a responsável por não permitir que elas passem o Natal de 2019 sem aquilo que para a compreensão infantil é o maior motivo de felicidade:
um brinquedo.
As irmãs residentes no bairro Padre Reinaldo e que segundo a mãe, Maria Rita Gonçalves dos Santos, foram as escolhidas pela Alice para receber boa parte daquilo que a garotinha junta durante o ano para doar a quem, assim como ela, vive as dificuldades inerentes de uma família de baixa renda.
“Sou faxineira e também limpo quintais, e no horário inverso da escola a Alice me acompanha no trabalho. Quando vê ou sabe que algum brinquedo vai para o lixo, logo recolhe e leva para casa, onde limpamos e consertamos para que ela possa doar, o que acho lindo e faço de tudo para manter este gesto de solidariedade que parte dela”, conta Elizabete Rosa, mãe de Alice, orgulhosa com o gesto da filha devido às suas condições financeiras raramente presenteia com um brinquedo.
Ainda pequena, mas muito consciente, Alice sabe muito bem definir a importância de sua ação na direção do próximo. “Têm crianças como eu que muitas vezes os pais não têm como presentear, pois falta até mesmo o que comer. Me sinto muito bem ao ter esse gesto de doar um brinquedo para a Renata e para a Tauane, porque impeço que eles vão para o lixo e faço com que tenham utilidade e deixem crianças felizes no Natal”, resume a menina.