Administração de Piratini comemora 235 anos do município com olhar voltado ao futuro

Marcio Manetti Porto (MDB) está no primeiro mandato como prefeito e revela que é pré-candidato nas eleições deste ano. (Foto: Divulgação)

Um dos mais antigos municípios do Estado e a primeira capital da República Rio-Grandense, Piratini completa 235 anos neste sábado (6) e tem muito a comemorar, afirma o prefeito Marcio Manetti Porto (MDB), que está a seis meses de concluir o mandato à frente da Prefeitura. “Sim, temos muito a comemorar e queremos que todos os piratinienses participem e celebrem conosco esta data especial”, ressalta.

Em seu primeiro mandato como prefeito, Porto garante que o seu projeto e do MDB para Piratini é de longo prazo e admite ser pré-candidato à reeleição. “Existem outros bons nomes em outros partidos que estão junto conosco e vamos juntos dar continuidade ao trabalho que iniciamos”, afirma. Segundo o chefe do Executivo, o cenário político atual é desafiador, mas ele acredita que com a união da equipe e o apoio da população conseguirá obter avanços significativos em várias áreas.

Para marcar os 235 anos do município, foram preparados diversos eventos culturais e festivos que celebram a rica história e tradição local. De acordo com Porto, as comemorações incluirão apresentações culturais, coquetel, apresentação de música, exposições e atividades para toda a família, como por exemplo, uma sessão de cinema que ocorrerá no dia do aniversário, durante a programação da Semana da Cultura 2024, e homenageará Venâncio Alves de Oliveira, que teve uma sala de cinema por longos anos no município. Oliveira faleceu em 28 de abril de 2000. Será exibido um filme de Teixeirinha, outro marco da cultura do Rio Grande do Sul.

Nos quatro anos de sua administração, Porto destaca que o seu mandato focou em diversas áreas cruciais para o desenvolvimento do município. “O ponto inicial foi a valorização dos nossos servidores. Desde o primeiro dia de gestão focamos em reestruturar os salários e conseguimos. Hoje, os servidores não precisam mais receber complemento salarial, garantindo assim que a cada mudança de classe ou avanço eles tenham aumento real em seus salários”, explica.

Após a correção, uma das principais realizações foi na área da Educação, na qual foram investidos R$ 5 milhões na renovação da frota de transporte escolar, garantindo segurança e qualidade no transporte dos alunos. “Além disso, implementamos e melhoramos vários pontos da Educação, incluindo a Educação Integral do Campo”, disse o prefeito.

Um segundo ponto importante destacado pelo gestor municipal foi o investimento na renovação da frota de veículos da Secretaria de Saúde, contratação de médicos e retorno do serviço de obstetrícia e maternidade no Hospital de Piratini. “Crianças voltaram a nascer no município”, salientou.

Outro marco foi o investimento de R$ 13 milhões em pavimentação e infraestrutura urbana. “Acredito que essas ações, especialmente a renovação da frota escolar, ficarão como um legado da nossa administração”, afirmou.

Mas ainda há projetos em andamento, como a conclusão da pavimentação de diversas ruas e a melhoria contínua das estradas rurais. “Podemos dizer que conseguimos cumprir com a maior parte daquilo que propomos. A grande marca da nossa gestão é o compromisso com a verdade e, além do que estava no nosso plano de governo, conseguimos fazer ainda mais. Pagamos dívidas e recuperamos o crédito, incluindo melhorias na educação, pavimentação e infraestrutura urbana”, enfatizou.

O principal desafio, no entanto, tem sido a escassez de recursos, obstáculo que foi contornado, segundo Porto, com uma gestão eficiente e parcerias estratégicas. “Um exemplo foi a aquisição de maquinário para a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos, que tem melhorado a limpeza e manutenção da cidade, além da melhoria significativa que a equipe da Secretaria de Obras conseguiu com os seus maquinários, em que muitos foram recuperados pela própria equipe, sem necessidade de gastar recursos públicos.

Assim como outros municípios gaúchos sofreram com as consequências dos fenômenos climáticos, Piratini também enfrentou desafios e a recuperação tem sido gradual.

“Implementamos medidas emergenciais para reparar os danos e estamos investindo em infraestrutura para minimizar os impactos futuros. A comunidade tem sido resiliente e, juntos, estamos superando as adversidades”, sublinhou.

Mesmo diante de desafios, os setores da Educação, Saúde, Segurança, Infraestrutura, essenciais à qualidade de vida da população, não foram esquecidos pela Administração Municipal. “A Educação tem recebido grandes investimentos, como mencionei anteriormente. E na Saúde, temos trabalhado para melhorar o atendimento e ampliar os serviços disponíveis”, afirmou. A Segurança e Infraestrutura também estão sendo aprimoradas, com foco em pavimentação e manutenção das estradas rurais. “A Infraestrutura ainda precisa de mais investimentos e temos buscado recursos através de parcerias com os governos Estadual e Federal, além de emendas parlamentares”, completou.

Com um apelo muito forte em torno do Turismo e da área cultural, o município tem na Semana Farroupilha um dos principais eventos do calendário local. “A Semana Farroupilha é realmente um destaque em nosso calendário e estamos preparando uma programação especial para este ano, com desfiles, apresentações artísticas e eventos que celebram nossa história e cultura”, revelou.

Além disso, a administração investe em outras ações culturais, como os campeonatos esportivos, que estão movimentando um grande número de esportistas e simpatizantes, além de apoio a outros eventos menores e não esquecendo os eventos tradicionais, como o Carnaval e os Jogos de Verão, que acontecem há três anos e que são muito bem vistos pela comunidade e visitantes. “A expectativa é que esses eventos reforcem o orgulho e a identidade cultural dos piratinienses”, finalizou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome