Visando a realização do Campeonato Municipal de Futsal, que começa no sábado (17), e também a edição 2023 da Semana Farroupilha de Piratini, a Secretaria de Educação e Desporto realizou a reforma do Ginásio Benoir Garcia, que faz parte do Centro de Eventos Erni Pereira Alves.
A custo zero, pois as melhorias foram bancadas por pessoas e empresas do município e a mão de obra foi de funcionários da Prefeitura, parte do piso da quadra que é de parquet, foi retirada e colocada novamente, para a seguir ser nivelada, como explica o diretor de Desporto, Heleno Belasquem.
“Anualmente, depois dos eventos de setembro que recebem milhares de pessoas durante muitos dias, é preciso mexer no piso, pois a madeira se solta e ficam pontas que oferecem riscos para quem pratica o futsal. Então realizamos a retirada de parte da base, o que proporciona o conserto, o alinhamento e uma nova pintura”, detalha.
Os vestiários e camarins também receberam melhorias, bem como as paredes laterais da quadra, que foram pintadas.
A competição
Belasquem disse que a expectativa para o certame é a melhor possível, colaborando para isso a inscrição de 40 equipes, sendo necessária a criação da Série C, não prevista inicialmente nos planos da organização.
“Os nossos planos previam disputas apenas nas categorias Juvenil, Feminina, Veteranos e nas séries A e B. Mas a procura foi tanta que foi preciso inserir no campeonato também a Série C. Com isso teremos algo em torno de 500 jogadores e jogadoras disputando os títulos”, afirma o secretário, acrescentando que, com isso, o campeonato de Piratini está entre os três maiores da região.
“Nos espelhamos no campeonato de futsal de Canguçu, tanto que adotamos grande parte do modelo praticado por eles. Mas o nosso crescimento é notório, portanto creio que estamos nos aproximando da qualidade existente na cidade vizinha, o que nos dá a certeza de que realizamos um dos maiores certames da modalidade na Zona Sul”, finaliza.