A cidade que abrigou os heróis farrapos durante a revolução iniciada em 1835 completou no dia 6 de julho os seus 234 anos de existência. Para celebrar a data especial, a Secretaria de Cultura e Turismo preparou uma extensa programação que começou dia 29 de junho com inúmeros eventos culturais prestigiados pela população.
Uma das atrações que receberam maior público foi o tradicional baile ocorrido na Sociedade Recreio Piratiniense (SRP), animado pela Banda Havai, e que escolheu as soberanas do município que, a partir de agora e até o fim do primeiro semestre de 2024, passam a representar o município em todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Piratini.
Participaram sete candidatas que desfilaram sua beleza para os jurados responsáveis por escolher Kethelyn Caetano Silva, de 17 anos, como Senhorita Piratini. Maria Luiza Guerreiro, também de 17 anos, sagrou-se 1ª Princesa, e Francine Dutra Furtado, de 26 anos, ficou com o título de 2º Princesa.
No dia 30 de junho foram realizados dois eventos: o Festival Nativista Clarim Farroupilha e a Hora do Conto, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. No dia 1º de julho, houve a abertura da Expo Alto Camaquã, desfile Fio Farroupilha com o tema “Quando éramos Espanha e Festival Nativista Clarim Farroupilha.
O domingo (2) foi cheio de atrações com o Tour de Artes Encenação, Festival Nativista Clarim Farroupilha, Expo Alto Camaquã, Encontro de Carros Antigos, Mateada e Domingueira da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Piratini.
Na segunda-feira (3), foram realizadas Ronda Estudantil Tradicionalista (RETRA), no Ginásio Benoir Garcia, Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores e Encontro de Etinias, com lançamento do livro Iracema.
Na terça-feira (4), foi a vez da Retra, exposição de fotos “Clique novos olhares do lugar onde vivo”, no Ginásio Municipal.
Na quarta-feira (5), ainda foi realizada a Feira de Negócios Banco do Brasil, na Praça Inácia Machado da Silveira e Jantar do Cordeiro, no Recanto Herança Farroupilha.
Na quinta-feira (6), Paulinho Mixaria se apresentou na Sociedade Recreio Piratiniense.