Uma parceria entre a Prefeitura de Piratini e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) vai oportunizar este ano aos estudantes que obtiverem boas notas no ensino médio e com renda per capta de até um salário mínimo e meio a oportunidade de se graduarem em Pedagogia.
A informação foi dada pela coordenadora do polo no município, Vilma Antunes, que assumiu a função em janeiro deste ano e desde então busca por cursos que oportunizem as pessoas terem o ensino superior.
“Desde o primeiro momento que assumi a coordenação do polo buscamos por graduações, já que a procura é significativa. No momento conseguimos Pedagogia sem nenhum custo para o aluno. Mas estamos tentando também Português, Inglês, História e Física e, se tudo der certo, no futuro disponibilizaremos ainda pós-graduação e mestrado, tudo isso sem qualquer custo”, disse.
Sobre o curso de Pedagogia, ela acrescentou que tem duração de quatro anos e é on-line, mas é preciso que o aluno vá no máximo duas vezes por mês, geralmente em dias de prova, no polo que funciona na Escola Municipal Alaor Tarouco.
As inscrições para as 20 vagas destinadas ao município podem ser feitas até o dia 17 de agosto pelo link: https://sgc.ifsul.edu.br/. Após isso, se faz necessário ir até o polo para homologar a inscrição com a coordenação, a partir de terça-feira (8), das 8h às 12h, e das 13h às 17h.
Para Vilma, essa é uma ótima oportunidade para que quem não dispõe de recursos obter uma formação e aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho.
“É uma grande chance. Deve-se frisar que não somos nada sem educação, já que tudo hoje passa por ela. É uma oportunidade excelente e isso me deixa feliz, pois tenho muitos alunos que não possuem condições financeiras para pagar uma faculdade e que agora poderão obter um diploma”, encerra.