Em ano atípico, Secretaria de Educação de Piratini prepara formatura de alunos da pré-escola

Escola Recanto Infantil fará sua formatura ao ar livre (Foto: Virgínia Dutra)

A Secretaria de Educação de Piratini está, através das direções de educandários, organizando a formatura de alunos da pré-escola, etapa essencial antes do ingresso nas séries iniciais. Devido à pandemia de coronavírus, os pequenos tiveram aulas presenciais até 19 de março, quando as creches fecharam, para frustração de pais, professores e, é claro, das crianças.

Durante a sessão de fotos da Escola Recanto Infantil – com formatura prevista para dezembro, ao ar livre –, foi possível perceber a alegria dos alunos que estavam de volta ao ambiente educacional, mesmo não sendo da forma como queriam. O momento emocionou a diretora Eleonara Pedra Madruga, que há 16 anos trabalha nessa área e se dedica, assim como professores e funcionários, ao aprendizado dos que chegam na escola ainda bebês.

“Ainda me emociono sim. É algo fantástico”, disse Eleonara, que falou também sobre o empenho dos pais neste momento. “Sempre trabalhamos a relação escola/família, mas neste ano, por causa de tudo que está ocorrendo, a participação deles foi além. Os conteúdos foram enviados para casa e eles fizeram sua parte, nos retornando através do celular as tarefas executadas e supervisionadas. Eles foram essenciais”, disse a diretora.

Dentre vários momentos de agonia vivenciados pelos alunos em virtude de estarem longe da rotina de ensino, a diretora recordou: “ Um dia recebi uma ligação de cortar o coração. Um dos nossos alunos me ligou chorando, dizendo que estava com saudade da escola. Não soube muito bem o que dizer a ele, mas expliquei e procurei acalmá-lo. Eles sentem falta de nós, assim como nós sentimos falta deles”.

De acordo com a secretária de Educação, Fransilene Madruga, as escolas de Educação Infantil Gente Miúda, Roque Amaral, Meu Lar e Vera Moreira também farão solenidades, bem como os educandários localizados no interior. “Essa vontade surgiu, principalmente, dos pais e é muito importante, afinal, essas crianças foram recebidas com, no mínimo, quatro meses no ambiente escolar”, explicou, ressaltando que os profissionais viram as crianças crescerem durante o processo educacional.

“Eles [os pais] têm muito carinho pela escola e, de certa forma, mesmo que talvez breve, essa é uma despedida entre todos. É o final de um ciclo para começo de outro, pois agora chegou o momento de ir para o ensino fundamental”, destacou a secretária.

Em todas as solenidades, serão seguidos os protocolos de enfrentamento ao coronavírus.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome