O Presente Legal, tradicional promoção de Natal da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias) que anualmente sorteava no dia 24 de dezembro, prêmios entre aqueles que compravam no comércio de Piratini, em 2019 não será realizada.
A notícia foi dada na última segunda-feira (25) pelo atual presidente da entidade, Roger Morales, que justificou a decisão da atual gestão com a crise que as pessoas e também o ramo atravessa.
“Analisamos o atual contexto econômico do país e que naturalmente atinge o município, levando inclusive em conta a situação do funcionalismo público estadual que tem seus salários atrasados e parcelados, e entendemos que não é o momento para se investir numa premiação a exemplo de anos anteriores”, disse Morales, acrescentando que seria um montante alto para as empresas associadas, mas que poucos seriam beneficiados.
Segundo ele, pensando no coletivo, ao menos este ano, o Presente Legal será substituído por uma ação social, pois a partir da próxima semana, com um nome fantasia ainda a ser definido, o comércio local e associado, passará a distribuir cupons onde os clientes poderão indicar um projeto social para receber o valor bancado pelas empresas participantes. A ação será divulgada, a princípio, no dia 2 de dezembro, o que para Morales, dá espaço suficiente para que a ação seja realizada com êxito.
“Por conta da retração econômica e dificuldades enfrentadas e já relatadas, entendemos que agora o papel da associação é de contribuir com Piratini, portanto estamos em fase final de análise de quais projetos vão participar, pois estes tem que cumprir determinados requisitos e na véspera de Natal saberemos qual ação social ganhará o montante a ser definido”, destacou o presidente.
“Essa decisão deverá agradar bem mais a pessoa que indicar o projeto vencedor da promoção, pois esta se sentirá mais realizada do que se tivesse ganhado algo para si, uma vez que será a responsável por ajudar muitos ao mesmo tempo”, finalizou.