Emater promove o 17º concurso de borregas em Pinheiro Machado

O objetivo do concurso é estimular o pequeno produtor que não tatua os seus animais a melhorar a genética do rebanho. (Foto: Eunice Garcia/JTR)

O 17º Concurso Municipal de Borregas foi realizado no sábado (29), na Pista de Julgamento Central no Parque Charrua, integrando a programação oficial da 38ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). O concurso é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a Emater/RS-Ascar, Sindicato Rural, Associação de Criadores de Ovinos (Arco) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O objetivo do concurso é estimular o pequeno produtor que não tatua os seus animais a melhorar a genética do rebanho. 

O extensionista rural Rafael Lopes salientou que o evento promove a interação do produtor com os técnicos durante o julgamento. “A avaliação e comparação entre animais servem de estímulo para o ovinocultor, o qual adquire novos conhecimentos e passa buscar a melhoria contínua do seu rebanho. É um momento de reconhecimento do potencial e agrega valores”, esclareceu. 

Lopes explica que a realização do concurso é de extrema importância para o ovinocultor. “É um concurso que oportuniza uma amostragem do material genético que o criador possui dentro da sua propriedade, embora os animais não sejam tatuados, mas possuem um excelente padrão racial”, declarou.

De acordo com Lopes, este ano, o concurso obteve o maior número de trio de borregas inscrito desde a 1ª edição e a qualidade genética das raças foi o destaque. Participaram do concurso 33 trios de borregas, de 7 raças.

A pecuarista Alessandra Batista conta que em 2021 participou do concurso pela primeira vez com dois trios e conquistou o 2º e 3º lugar na raça Corriedale. “Este ano, o nosso trio alcançou o 1º lugar. É muito compensador ouvir do técnico avaliador que estamos no caminho certo”. 

A pecuarista Alessandra Batista e o filho João Vitor. (Foto: Eunice Garcia/JTR)

Alessandra também relatou a importância do concurso como um reconhecimento ao trabalho do produtor. “É muito gratificante e um incentivo para a continuidade da atividade diante de tantos imprevistos enfrentados ao longo do ano. Tivemos perda de 13 borregas por ataque de cães na nossa propriedade no ano passado e, também fomos vítima do abigeato, além da estiagem, que trouxe prejuízos a todos na região”.

Confira a classificação:

Merino Australiano

Primeiro lugar – Larissa Pereira Camacho

Segundo lugar – Juliana da Rosa Camacho

Raça ideal

Primeiro lugar – Elizângela Silva Camargo

Segundo lugar – José de Jesus Camargo

Raça Corriedale

Primeiro lugar – Alessandra Medeiros Batista

Segundo lugar –Hector Duarte Alves

Raça Romney Marsh

Primeiro lugar – Christian Borges Andretti

Segundo lugar – Rosana Leivas Andretti

Raça Texel

Primeiro lugar – Edson Mailan Ferro

Segundo lugar – Giovana Rodrigues Ferro

Raça Naturalmente coloridos

 Primeiro lugar – Rômulo Tavares Costa

 Segundo lugar – Ederson da Rosa Camacho

 Raça Crioula

 José Antônio Maldonado Pires

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome